São Paulo, quinta-feira, 5 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tinta derramada de carreta atinge rio

Rio abastece a Baixada Santista

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) informou ontem que a tinta que atingiu o rio Cubatão na última segunda-feira, derramada por uma carreta, ficou impregnada na mata ciliar, nas margens do rio.
A carreta tombou na altura do km 43 da rodovia Anchieta e derramou 18 toneladas de tinta, que chegaram ao rio Pilões, afluente do Cubatão, responsável pelo abastecimento de água na Baixada Santista.
Anteontem, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) teve de paralisar a coleta de água do rio Cubatão por uma hora e meia, para aguardar a passagem da mancha de tinta pelo ponto de captação.
O rio é responsável pelo abastecimento de parte da Baixada Santista.
Multa
O gerente do Distrito de Cubatão da Cetesb, Élio Lopes, disse que ontem técnicos da companhia ainda estavam avaliando a extensão do dano ambiental para determinar a multa a ser aplicada aos responsáveis pela carga derramada no rio.
Não houve morte de peixes e aves, mas a tinta provocou a morte de microorganismos aquáticos.
Segundo o gerente Élio Lopes, o volume de tinta que não ficou impregnado nas margens do rio se dispersou.

Texto Anterior: Polícia municipal
Próximo Texto: Leitora pede nova rede de esgotos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.