São Paulo, quinta-feira, 5 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças voltam às ruas após operação

Só 15 dos 80 menores foram encaminhados

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Operação realizada ontem pelo SOS Criança no centro de São Paulo abordou 80 menores de rua: 15 crianças foram encaminhadas a abrigos ou devolvidas a familiares e 65 voltaram para as ruas.
A primeira operação, feita no mês passado, abordou 94 crianças na região da avenida Paulista; 55 menores foram encaminhados a abrigos de crianças carentes.
A operação de ontem -que aconteceu das 9h às 17h- ficou concentrada nas praças da República, Ramos, Sé, Júlio Mesquita, largo São Bento, Anhangabaú e região da Santa Ifigênia. Hoje deverá haver outra operação.
Segundo o coordenador do SOS Criança, Paulo Vitor Sapienza, o objetivo foi abordar os adolescentes que vivem na região conhecida como "cracolândia", onde se concentram os pontos-de-venda de crack -principalmente entre as ruas do Triunfo e Timbiras.
"Apesar de a maioria dos menores ter voltado para a rua, a operação foi um sucesso, porque a região é muito crítica. Não esperávamos que o número de recolhimentos a abrigos fosse maior, mesmo porque não podemos obrigar a criança a se internar", afirmou.
Segundo ele, a primeira operação apresentou melhores resultados porque foi realizada em uma região (da av. Paulista) onde há maior concentração de crianças carentes e não de menores infratores e dependentes de drogas.
A Polícia Civil está planejando uma operação para prender os traficantes da região, que usam os menores para vender drogas.
Assalto
A dentista Maria Helena Bueno Vieira de Castro diz ter sido assaltada anteontem à tarde na alameda dos Pamaris, em Moema (zona sul), por um garoto que aparentava ter 15 anos e "estar drogado".
O assalto ocorreu em um semáforo a dez metros do bar Bodega, onde, no dia 10 de agosto, foram assassinados um dentista e uma estudante de odontologia.
"No período do rodízio de veículos havia policiamento no cruzamento. Agora, os menores voltaram. O garoto que me assaltou tinha um revólver na cintura."

Texto Anterior: Ladrões 'bonzinhos' fazem 30 reféns em SP
Próximo Texto: Rio 'caça' último grande líder do tráfico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.