São Paulo, quinta-feira, 5 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia é bem informada, diz Luz

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

A polícia sempre soube onde encontrar os grandes líderes da criminalidade. Quem afirma é o próprio chefe de Polícia Civil, delegado Hélio Luz.
Em entrevista à Folha, Luz afirmou que os criminosos não eram presos porque não havia interesse por parte dos policiais.
"A polícia sempre foi bem informada. Não agia porque tinha muita gente 'minerando' (extorquindo). O problema era a direção. A direção era comprometida."
Luz disse ter dúvidas sobre se a polícia está agindo de modo mais eficiente do que no passado.
"Não sei se é eficiência. O policial sabe que hoje a direção é dura. Então, ele vai lá e faz", disse.
Segundo ele, não há crime organizado no Rio. Luz disse que as facções CV (Comando Vermelho) e TC (Terceiro Comando) têm mais fama que organização.
"O que existe é gangue. Crime organizado é outra coisa. É máfia, é cartel. Gangue é uma coisa muito diferente", afirmou Luz.
Luz disse não se importar que alguns dos policiais empenhados nas buscas aos "chefões" do tráfico de drogas e dos sequestros tenham sido investigados sob a suspeita de praticar irregularidades.
"Investigação de polícia é com a Corregedoria. Enquanto isso, eles trabalham. O trabalho tem que continuar", afirmou Luz.
Para Luz, a criação de delegacias regionais (nomeadas Metropol) contribuiu para o sucesso das investigações que resultaram nas prisões de criminosos.
(ST)

Texto Anterior: Detetive fez 2 das prisões
Próximo Texto: Deputado propõe cadastrar armas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.