São Paulo, quinta-feira, 5 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferrovia anuncia mais demissões

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Os novos controladores da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), antiga Rede Ferroviária Federal, anunciaram em Salvador (BA) a demissão de 2.000 funcionários nos próximos dias.
Formada por um pool de dez acionistas, liderados pela Vale do Rio Doce, o controle da empresa foi assumido há cinco dias. Há menos de três semanas, a empresa havia encerrado um programa de demissão voluntária que contou com a adesão de 1.700 trabalhadores.
Com 5.900 funcionários, a ferrovia atua na Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O coordenador de Administração e Finanças da FCA, Emanuel Schifferle, disse que a meta dos novos controladores é reduzir a máquina burocrática da rede e recuperar trechos da ferrovia. A rede possui 394 locomotivas, das quais 154 precisam ser reativadas. Cerca de 2.000 dos 9.380 vagões também estão parados, sem manutenção.
O Sindicato dos Ferroviários de Belo Horizonte pretende questionar as demissões na Justiça com base na Convenção nº 158 da OIT, que impede a demissão de trabalhador "sem causa justificada".

Texto Anterior: Petroleiros querem manter estabilidade
Próximo Texto: Cade ainda vai analisar decisão da FTC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.