São Paulo, sexta-feira, 6 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cargo vitalício para ex-presidente gera oposição

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A proposta de transformar ex-presidentes da República em senadores vitalícios, defendida por parlamentares aliados do Palácio do Planalto, já começa a encontrar resistências no Senado e dentro da própria base governista.
"Sou radicalmente contra provimento de cargo eletivo de forma indireta. Na democracia, cargo eletivo só tem legitimidade pelo voto direto", afirmou o senador Jefferson Peres (PSDB-AM).
Peres é correligionário e conterrâneo do deputado Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), autor da emenda constitucional que cria o cargo de senador vitalício para os ex-presidentes, que está tramitando na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.
Virgílio é secretário-geral do PSDB. O ex-presidente Itamar Franco (1990-1992) já disse que é favorável à criação do cargo.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez pronunciamento criticando a idéia. "Acho uma descompostura do governo fazer essa proposta agora. É uma forma de agradar os ex-presidentes Itamar Franco e José Sarney -atual senador pelo PMDB do Amapá-, que estão contra a reeleição", disse.

Texto Anterior: FHC achava reeleição "inconveniente"
Próximo Texto: Vale começa a ser vendida em fevereiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.