São Paulo, sábado, 7 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jorge Mautner batiza ala que Funarte inaugura hoje em SP

Cantor quer espaço como "casa da tolerância máxima"

MARISA ADÁN GIL
DA REPORTAGEM LOCAL

Jorge Mautner ganha a partir de hoje uma ala com o seu nome na sede da Funarte (Fundação Nacional da Arte) em São Paulo.
O cantor, compositor e escritor será homenageado a partir das 20h30 com o evento "Flores aos Vivos". O destaque é a exibição de "Demiurgo", de 1971, dirigido pelo próprio Jorge Mautner.
Nomes como Gilberto Gil, Tom Zé, Walter Franco, Bob Wolfenson, Guto Lacaz e Nelson Jacobina prometem participar da festa.
"Fiquei muito surpreso e grato com a homenagem", disse Mautner à Folha. Na opinião do músico, essa será a oportunidade de colocar em prática as idéias do movimento do Kaos, que ocupam seus discos e livros desde 1958.
"A ala será um lugar para o encontro e debate dos artistas, acima de todas as diferenças e de qualquer ideologia. Será a casa da liberdade e da tolerância máxima."
Além de promover debates, Mautner pretende ministrar workshops. "Vou dar aulas sobre música e literatura", diz.
"Demiurgo", a principal atração da noite, foi filmado por Mautner em Londres, em 1971, com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé como atores.
"Eu o classifico como uma comédia musical filosófica", diz Mautner, acrescentando que Glauber Rocha o considerava "o melhor filme sobre o exílio."
Segundo Mautner, o longa-metragem em 16mm é "quase inédito". Não é exibido desde o final dos 70. Foi sua única experiência como diretor. "Queria continuar, mas a música me pegou pelo pé. Ainda penso em voltar a filmar."
Mautner está em fase de revival. Foi gravado por Lulu Santos ("Pipoca À Meia-Noite"), Chico Science ("Maracatu Atômico") e Kid Abelha ("Meu Mundo Gira em Torno de Você", parceria dele com Paula Toller). O próximo disco de Gilberto Gil também terá sua "Labirinto".
O cantor planeja o lançamento de dois CDs: um com composições de Wilson Batista, ainda neste ano, e outro com músicas novas, que se chamará "Louca Paixão", em 97.
Coloca ainda dois livros no mercado: o inédito "Partido do Kaos" e a reedição de "Deus da Chuva e da Morte", que ganhou o Prêmio Jabuti em 1972.

Evento: "Flores aos Vivos", inauguração da ala Jorge Mautner da Funarte
Onde: Funarte (al. Nothmann, 1.058, Campos Elíseos, tel. 862-5177)
Quando: hoje, a partir das 20h30

Texto Anterior: MUDANÇAS
Próximo Texto: Lou Reed promove catarse no Rio de Janeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.