São Paulo, sábado, 7 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lou Reed promove catarse no Rio de Janeiro

MARISA ADÁN GIL
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

"Get up!" Com essa frase, Lou Reed deu início a uma grande catarse rock'n'roll. Já passavam das 23h30 de quinta-feira, e o show entrava em seu primeiro bis.
Obedecendo ao cantor, o público do Metropolitan finalmente se levantou para assistir à sequência de obras-primas: "Vicious", "Satellite of Love", "Pale Blue Eyes" e "Walk on the Wild Side".
Até então, o show impecável mostrado por Lou e sua banda -Mike Rathke (guitarra), Fernando Sauders (baixo) e Tony Smith (bateria)- sofria com a frieza de um público sentado.
O contraste com o que acontecia no palco não poderia ser maior. Como Iggy Pop, Reed exibe em cena uma energia incontrolável, traduzida em rock cru e direto.
O show começou com 40 minutos de atraso, às 22h10. Reed abriu com uma "Sweet Jane" acelerada.
Na sequência, mandou "NYC Man", do último disco ("Set the Twilight Reeling"), e "Dirty Boulevard", do disco "New York".
Desde o início, era evidente que Reed estava se divertindo. Sorrindo muito, não perdeu nenhuma oportunidade para brincar com os músicos ou improvisar.
Os 30 anos de rock'n'roll não parecem pesar nas suas costas: ele os ostenta com orgulho de quem sobreviveu para contar a história.
"Set the Twilight Reeling" foi a responsável pelo primeiro grande momento do show: uma viagem do folk ao rock dilacerante, temperada por uma das letras mais fortes do último trabalho.
O contador de histórias se revelou em "Doing the Things that We Want to", uma narrativa emocionante interrompida por um duelo entre Reed e o baixista Saunders.
"I Love You, Suzanne" ganhou o público de vez. Inspirado, Reed fez o diabo com a canção, improvisando nos vocais, enquanto o público acompanhava com palmas.
"Egg Cream" foi sucedida pelo vigor de "Straw Man" e "Riptide" -a mais contundente do último disco. Às 23h25, Reed se despedia, para desespero do público.
Voltaria duas vezes, para tocar mais cinco músicas. Já com o público de pé, cantaria, finalmente, os hits mais esperados da noite.

Show: Lou Reed
Onde: Palace (av. dos Jamaris, 213, tel. 011/531-4900)
Quando: segunda, 9, e terça, 10, às 21h30
Ingressos: segunda, esgotados; terça, R$ 35 e R$ 90

Texto Anterior: Jorge Mautner batiza ala que Funarte inaugura hoje em SP
Próximo Texto: TNT transmite entrega do prêmio Emmy
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.