São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cérebro tem diferenças

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um estudo apresentado em um congresso holandês, meses atrás, demonstrou que os transexuais masculinos têm o cérebro de mulheres. Pesquisadores autopsiaram cinco transexuais e constataram que o núcleo basal cerebral tem o tamanho e as características do cérebro feminino.
"Os estudos estão lançando uma luz sobre o caso", diz a endocrinologista Dorina Epps, a primeira a trabalhar com transexuais no Hospital das Clínicas de São Paulo. "As pesquisas demonstram que o transexualismo não é uma perversidade nem uma enfermidade."
Ainda assim, cirurgias de mudança de sexo ou mesmo o tratamento hormonal exige um laudo médico assinado por um endocrinologista, um psiquiatra e um psicólogo.
No Hospital das Clínicas, o laudo só é dado depois de dois anos de acompanhamento. Uma vez por semana, cerca de dez transexuais masculinos e femininos se reúnem em terapia de grupo depois de passarem por avaliações individuais.
"De cada cem pessoas que nos procuram, menos de cinco se revelam transexuais verdadeiros", diz a endocrinologista Berenice de Mendonça, que acompanha o grupo do HC.
(AB)

Texto Anterior: Para Justiça, operação é uma ofensa
Próximo Texto: Veja as diferenças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.