São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parceria com montadora é opção

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo estuda a criação de uma linha de financiamento para montadoras e fabricantes de autopeças projetarem, em parceria, os modelos de automóveis a serem produzidos no país.
Outra idéia em análise é a transferência das montadoras para as indústrias de autopeças de boa parte da elaboração dos veículos.
Na semana passada, os empresários do setor apresentaram essas sugestões ao presidente Fernando Henrique Cardoso.
As idéias já vinham sendo discutidas com o MICT e com as montadoras estabelecidas no país.
A Folha apurou que o único entrave para o início da parceria para a elaboração de projetos de veículos está na disposição do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de criar a linha de financiamento.
Segundo Paulo Butori, presidente do Sindipeças, essa tese permitiria às empresas do setor manterem o fornecimento regular de peças às montadoras, com respeito a padrões de qualidade e preços adequados aos custos de produção.
Trata-se de uma fórmula de proteção já aplicada nos países onde os veículos tendem a ser projetados -Estados Unidos, Coréia do Sul, Japão e países da Europa.
Nesses locais, as empresas de autopeças garantem sua fatia de mercado contra os estrangeiros.
No Brasil, diz Butori, essa fórmula desestimularia as montadoras a buscarem as peças nas empresas fornecedoras de suas matrizes.

Texto Anterior: Governo vê dificuldades, mas MP fica
Próximo Texto: De volta ao falso otimismo estatístico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.