São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Federalizou

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Está federalizada a mais importante eleição de prefeitos do país, a da cidade de São Paulo.
Com o descarregamento do governo federal amanhã em atos pró-Serra, o presidente Fernando Henrique Cardoso fica indissociavelmente ligado ao pleito paulistano.
Mais do que isso, fica evidente que existe uso privilegiado do dinheiro público para ajudar na campanha do tucano José Serra.
O contrato do BNDES para financiar a expansão do metrô paulistano foi assinado em 27 de agosto. O dinheiro começará a ser liberado neste mês.
Agora, a prova de que São Paulo recebe tratamento privilegiado: no Rio, o contrato para o metrô local foi assinado em abril, e o dinheiro ainda não saiu. Em Brasília, o contrato ainda está sob análise.
Fica mais do que evidente que a decisão foi política. Ainda que o governo tente negar esse fato.
O metrô em São Paulo é um dos principais itens da plataforma de José Serra. O transporte público também se tornou o carro-chefe do candidato malufista, Celso Pitta, que inventou uma loucura chamada "Fura-Fila".
Flagelo diário para os paulistanos, o transporte público é assunto de discussão diária entre eleitores de qualquer faixa social na cidade. Com o metrô de Serra, os tucanos esperam polarizar o debate eleitoral com os malufistas.
"Só quem é maluco vai preferir o 'Fura-Fila', que não existe, ao metrô, que já é uma realidade", diz Geraldo Walter, o publicitário de Serra.
Os tucanos avaliam que a tendência de alta apresentada por Serra nas pesquisas pode ser confirmada nos próximos dias se a campanha conseguir se apresentar como alternativa a Pitta.
É para isso que veio a ajuda federal a Serra. Tudo de forma tão descarada que até sexta-feira à noite o candidato não sabia se deveria ir ou não ao ato do metrô amanhã.
Mesmo que não esteja presente, Serra já ficou muito parecido com Pitta. Precisa de um padrinho para conseguir aparecer.

Texto Anterior: Os japoneses deles e os nossos
Próximo Texto: Baleias e coxas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.