São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Abuse das massas

ADRIANA VIEIRA

Com menos calorias que as carnes, as massas devem predominar nas dietas
Ao contrário do que muita gente ainda imagina, as massas devem ter lugar garantido numa dieta alimentar para emagrecer.
Um prato de espaguete ao sugo, por exemplo, é menos calórico, ou seja, engorda menos, que o tradicional bife com salada. São 204 calorias da massa contra 342 da carne.
Para o endocrinologista Alfredo Halpern, 56, a alimentação ideal deve conter de 60% a 70% de carboidratos -incluem-se aí o macarrão, o pão, a batata e o arroz.
"Ainda há a tendência de achar que os carboidratos são os que mais engordam. Mas a grande culpada é a gordura que está nas carnes, frituras, queijos etc.", diz Halpern.
Segundo a explicação do especialista, para formar gordura no organismo, os carboidratos perdem cerca de 25% de suas calorias. Enquanto as gorduras da alimentação viram facilmente gordura no organismo, com um desgaste calórico de apenas 3%.
Por isso, o perigo está na hora de preparar as massas, isto é, nos molhos e recheios delas.
Se for acrescentado no molho do espaguete carne vermelha, a quantidade de calorias sobe de 204 para 248. Já a massa com molho branco -que contém creme de leite, leite, farinha e queijo- tem cerca de 560 calorias.
E mais: quando se coloca na pasta duas colheres (de sopa) de queijo ralado parmesão, a refeição ganha mais 116 calorias.
Saciedade Outro ponto a favor das massas nas dietas para emagrecer é a sensação de saciedade.
Segundo a nutricionista Tânia Rodrigues, a pessoa que comeu um prato de macarrão se satisfaz antes do que aquela que optou por carne.
"Como a digestão dos carboidratos é mais rápida (duas horas) que a das gorduras (oito horas), o cérebro também recebe a mensagem de saciedade mais rapidamente", explica Tânia.
A nutricionista receita para os obesos 50% de carboidratos, 35% de gordura e 15% de proteínas.
"Além de ser menos calórico, o carboidrato é uma fonte de energia, um combustível para o ser humano", diz.
Segundo Tânia, há alguns anos as massas eram eliminadas nas dietas, porque se acreditava que os carboidratos eram os únicos que produziam gordura no organismo. "Hoje, sabe-se que isso não é verdade", afirma.

Texto Anterior: Comilança em Barretos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.