São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comilança em Barretos

RITA LOBO

Em Barretos, peão que é peão usa calça Wrangler, "pertada" nas pernas e suja de barro. "Casa comigo que você não morre de fome: de dia você come a cobra, e a noite a cobra te come."
Mas nem só de "poesia" e calça rancheira vive o caipira. A "Queima do Alho" é a competição entre os cozinheiros das comitivas que acontece durante a "Festa do Peão de Boiadeiro". Neste ano participaram dez. E Tocantins ganhou. "Mais rápido e mais melhor de bão!"
Enquanto o rodeio vai esquentando dentro da arena, fora dela, nos Ranchos, a comilança não pára. Para começar, muito pão-de-queijo. Tutu de feijão, arroz de carreteiro, linguiça cuiabana, palmito azedo, mandioca frita, quibebe de carne seca -só de lembrar dá água na boca- farofa amassada com alho no pilão, assados, picanha em tirinhas...tudo bem leve, sabe? Você sabe, nada que uma boa pinga não resolva.
Na hora dos doces, o sotaque mineiro continua. Compotas e mais compotas de figo, doce de abóbora, doce de leite, queijo catupiry. Para terminar, um bom cafezinho. E mais pinga, ora. Seguuura peão!

Texto Anterior: negritude em revista
Próximo Texto: Abuse das massas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.