São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
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CARTAS

* "Comprei um Corsa Wind em setembro do ano passado. Ao trocar as marchas, o câmbio dá trancos e a marcha à ré entra com dificuldade. Gostaria de saber se isso é normal ou se pode acarretar algum problema futuro."
Sérgio Antonio Bloise (São Paulo, SP)

Resposta
Segundo o mecânico Milton Cozzolino Junior, o problema apresentado no câmbio do Corsa não é normal. Ele aconselha uma revisão nos coxins do câmbio e motor, que podem estar quebrados ou elásticos. O mecânico recomenda ainda a verificação na regulagem do trambulador -sistema que permite engatar a marcha.

* "Tenho um Uno ELX, ano 95. Pouco antes de o veículo completar um ano (a quilometragem rodada era inferior aos 10.000 km), já apresentava problemas na fechadura e trava elétrica. Entrava, ainda, água nos pés do motorista, mas optei por deixar para fazer a revisão posteriormente.
Em junho, levei o carro para a revisão, quando fui informado de que esses serviços não estariam mais cobertos pela garantia.
Constatei, mais uma vez, que o consumidor neste país raramente é contemplado com algum benefício. Quando a Fiat mudou as regras da revisão de 10.000 km, permitindo que fosse feita com até dois anos, julguei que isso viesse proporcionar maior comodidade ao consumidor."
Miguel de Siqueira Veras (Salvador, BA)

Resposta
A Fiat informou que a garantia concedida a seus produtos é de 12 meses, sem limite de quilometragem. Segundo a montadora, a revisão dos 10.000 km deverá ser executada entre 9.000 km e 11.000 km ou até 24 meses da data da venda, prevalecendo a condição que primeiro ocorrer.
Depois de 12 meses, de acordo com a montadora, o veículo não possui mais garantia. Mas, se o carro não tiver atingido a quilometragem limite, o cliente poderá ter a mão-de-obra gratuita, desde que seja efetuada até o 24º mês.

* "Comprei um Golf GTi 2.0 em março do ano passado, na concessionária Verde Terra. Em setembro, fui à revenda Panambra porque notei pequenas manchas no pára-lama do carro.
Soube que se tratava de respingo de produtos químicos. Sugeriram uma pintura reparadora. Preferi deixar como estava. Em fevereiro, resolvi mandar um fax para o serviço de atendimento ao cliente, pois o carro já apresentava diversas manchas. O inspetor da fábrica determinou a repintura do veículo. Novamente, não aceitei.
Resolvi, então, enviar uma carta ao presidente de VW, Pierre Alain De Smedt. A resposta foi que a montadora tomaria providências urgentes, mas até hoje não solucionaram meu problema."
Silberto Pulita (Caxias do Sul, RS)

Resposta
A VW informou que, em março deste ano, um de seus representantes avaliou o veículo e orientou a concessionária Panambra a fazer as correções necessárias. Segundo a montadora, o cliente deve levar o veículo à revenda para o serviço.

A Folha consultou a Alemca (associação que representa os lesados por montadoras e concessionárias) e foi informada de que esse caso se enquadra no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor e que o carro pode ser substituído.

* "Comprei um Uno Mille i.e. em abril deste ano, na concessionária Jarumby. Após três dias, constatei vários problemas: o volante estava desalinhado, havia barulhos no câmbio e estalos na parte traseira do carro e a mangueira estava solta. Deixei o carro na revenda por oito dias, sem que os problemas fossem resolvidos. Na ocasião, solicitei um carro reserva, conforme especificado no próprio manual, o que me foi negado."
Reinaldo Martins Correia (Taboão da Serra, SP)

Resposta
A Fiat informou que os reparos no veículo do cliente foram feitos na concessionária Camapuã, no período de 5 a 9 de agosto.

Em contato com o leitor, a Folha foi informada de que os problemas foram solucionados, mas, depois de uma semana de uso, o barulho do câmbio voltou. O leitor disse ainda que continua insatisfeito com o fato de a concessionária não ter fornecido um carro reserva.

* "Comprei um Daewoo Prince 95 na revenda M-9 Veículos. Na ocasião, recebi uma carta afirmando que em qualquer época a loja recompraria o carro com uma taxa de depreciação de 15% ao ano.
Em junho, resolvi vender o carro e voltei à revenda. Primeiro, ficou acertado que, em 8 de julho, a recompra seria efetuada. Para minha surpresa, informam que o carro estava alienado ao banco Finasa e não poderiam comprá-lo. Até hoje só recebo evasivas dos vendedores. Gostaria de saber quem vai resolver o meu problema."
Nilton da Silva Oliveira (São Paulo, SP)

Resposta
A Daewoo informou que o cliente queria vender um veículo que pertence ao Finasa Leasing Arrendamento Mercantil, cujo arrendatário é ele mesmo. Segundo a importadora, o cliente solicitou à M-9 que quitasse o débito, para que ele pudesse comprar uma picape S10 à vista.

* "Comprei um Uno CS na concessionária Sinal. O carro veio com o estofamento do banco rasgado. Ao trocar o banco, não vi que era diferente do original.
Na revisão dos 10.000 km, na Itaipu, o analista da revenda chamou atenção para a diferença. Fui até a Sinal e, apesar do gerente da oficina confirmar a diferença, não fizeram a troca. Alegaram que a garantia do veículo estava vencida. Liguei para o serviço de atendimento ao cliente, mas até hoje não me deram nenhuma posição."
Jeferson de Sette (Santo André, SP)

Resposta
A Fiat informou que, em 14 de agosto, entrou em contato com o cliente e foi informada de que o rasgo no banco foi consertado em março. A montadora disse ainda que o veículo será levado até a Sinal para novos reparos.

* "Gostaria que a Folha realizasse um teste comparativo entre o Honda Accord e o Omega CD. Acredito que muitos compradores de veículos nessa faixa de preço tenham essa dúvida. Tenho ainda uma sugestão: que fosse aberta uma seção só para esclarecimentos de dúvidas técnicas."
Paulo Celso Vieira Paino (Primavera, SP)

Resposta
A Folha já publicou avaliação do Honda Accord (no último dia 4 de agosto) e teste com o Omega CD, versão perua, (dia 11 de novembro de 1994).

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou para o e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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