São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
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Conheça as mudanças feitas na XT600E

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A versão 97 da moto Yamaha XT600E (ex-Tènèrè) apresenta alterações importantes de projeto. As mudanças incluem a parte visual e mecânica da moto.
À venda desde o início de julho, tem comportamento e desempenho de uma moto nova -muito mais ágil e fácil de manobrar em trilhas ou no trânsito.
Essas qualidades se devem principalmente à diminuição do ângulo de cáster (ângulo formado pela posição das bengalas da suspensão dianteira e uma linha imaginária traçada perpendicular ao solo).
Esse realinhamento do conjunto de direção e suspensão dianteira, além de conferir uma aparência mais agressiva à moto, diminui a distância entre os eixos, o que explica a maior facilidade de manobras em espaços curtos.
Por outro lado, com essa nova geometria, a XT600E ficou ainda um pouco mais alta.
O chassi também foi reforçado na traseira. Essa mudança melhorou -e muito- a rigidez do conjunto, aumentando a distância entre pneu e pára-lama.
Com o novo desenho do chassi, o motor ficou num espaço redimensionado, com melhores condições de dissipação do calor.
Apesar disso, em trânsito lento, o nível de aquecimento do motor chega a incomodar o piloto.
Conforto
A posição de pilotagem é bastante confortável tanto em trajetos urbanos quanto em viagens, possibilitando sempre manobras seguras e controladas.
Para aumentar o conforto nas viagens, no entanto, há necessidade de uma solução para o transporte de bagagens.
Ainda para casos de viagens, o piloto deve providenciar uma carenagem frontal que ofereça proteção contra o vento e a chuva.
Uma reclamação antiga dos simpatizantes da XT -a falta de conta-giros no painel- finalmente foi atendida pelos engenheiros da fábrica Yamaha.
O instrumento faz companhia ao velocímetro dentro da pequena carenagem do farol.
O novo sistema de alimentação garante respostas imediatas e segurança nas ultrapassagens, com excelente desempenho nas retomadas de velocidade.
Sua aceleração é progressiva ou nervosa, de acordo com as características de pilotagem de cada um.
Outra boa novidade é o módulo de ignição, que agora vem com um sistema de bloqueio inibidor de furtos, uma vez que não permite que a moto seja ligada -nem com ligação direta- se a chave original não for colocada exatamente na posição correta.

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