São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996 |
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Conheça as mudanças feitas na XT600E
JOTA SANTANA
À venda desde o início de julho, tem comportamento e desempenho de uma moto nova -muito mais ágil e fácil de manobrar em trilhas ou no trânsito. Essas qualidades se devem principalmente à diminuição do ângulo de cáster (ângulo formado pela posição das bengalas da suspensão dianteira e uma linha imaginária traçada perpendicular ao solo). Esse realinhamento do conjunto de direção e suspensão dianteira, além de conferir uma aparência mais agressiva à moto, diminui a distância entre os eixos, o que explica a maior facilidade de manobras em espaços curtos. Por outro lado, com essa nova geometria, a XT600E ficou ainda um pouco mais alta. O chassi também foi reforçado na traseira. Essa mudança melhorou -e muito- a rigidez do conjunto, aumentando a distância entre pneu e pára-lama. Com o novo desenho do chassi, o motor ficou num espaço redimensionado, com melhores condições de dissipação do calor. Apesar disso, em trânsito lento, o nível de aquecimento do motor chega a incomodar o piloto. Conforto A posição de pilotagem é bastante confortável tanto em trajetos urbanos quanto em viagens, possibilitando sempre manobras seguras e controladas. Para aumentar o conforto nas viagens, no entanto, há necessidade de uma solução para o transporte de bagagens. Ainda para casos de viagens, o piloto deve providenciar uma carenagem frontal que ofereça proteção contra o vento e a chuva. Uma reclamação antiga dos simpatizantes da XT -a falta de conta-giros no painel- finalmente foi atendida pelos engenheiros da fábrica Yamaha. O instrumento faz companhia ao velocímetro dentro da pequena carenagem do farol. O novo sistema de alimentação garante respostas imediatas e segurança nas ultrapassagens, com excelente desempenho nas retomadas de velocidade. Sua aceleração é progressiva ou nervosa, de acordo com as características de pilotagem de cada um. Outra boa novidade é o módulo de ignição, que agora vem com um sistema de bloqueio inibidor de furtos, uma vez que não permite que a moto seja ligada -nem com ligação direta- se a chave original não for colocada exatamente na posição correta. Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: Fiesta CLX 1.3 é gostoso de dirigir Índice |
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