São Paulo, segunda-feira, 9 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet mostra os candidatos e faz prévia do voto eletrônico

'Sites' prometem acompanhar apuração em tempo real

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem tiver acesso à Internet já pode treinar o voto eletrônico, que será implementado no próximo dia 3. Ao menos três "sites" da rede permitem que o eleitor escolha seu candidato e, em seguida, confira o placar da eleição virtual.
Nas páginas da Eleições Africanet (http://eleicoes.africanet.com.br) e da Virtualvoto (http://www.nutecnet.com.br/virtualvoto) o eleitor pode votar para prefeito em várias capitais.
No "site" do Vota São Paulo (http://www.guiasp.com.br/votasp/votacao.htm) há também informações sobre os candidatos e os resultados parciais da enquete.
Até o fechamento desta edição, a candidata do PT, Luiza Erundina, liderava nos três pleitos eletrônicos sobre São Paulo -um resultado muito diferente do da eleição real, segundo as pesquisas.
Por meio da rede mundial de computadores, o eleitor poderá também acompanhar o resultado da apuração das eleições. Alguns "sites" estão prometendo reproduzir os dados divulgados pela Justiça Eleitoral em tempo real.
A Internet é uma boa opção para quem quiser se informar sobre as eleições e política em geral. Pessoas como o leitor Lucas Mendonça, que escreveu pedindo dicas de onde ele pode ter mais informações sobre os partidos políticos.
Ele queria saber o significado das siglas PAN (Partido dos Aposentados da Nação) e PCO (Partido da Causa Operária).
Vários partidos -como o PMDB, o PT, o PDT e o PSB- têm "sites" na rede, onde reproduzem dados sobre os candidatos a prefeito, dão a lista dos candidatos a vereador e anunciam atividades.
Além disso, o Universo Online (http://www.uol.com.br) tem várias páginas na Internet com o resultado das últimas pesquisas de opinião em várias cidades, informações sobre as eleições e as últimas notícias das campanhas.
Instituições como o Senado Federal, o Executivo federal, assembléias legislativas e governos de vários Estados também têm "sites".
Para achar os endereços dessas páginas, pode-se usar um índice eletrônico como o Cadê (http://cade.com.br/governo.htm).
Para os que ainda não dispõem de acesso à Internet ou não encontrou tudo o que procuravam sobre a eleição na rede, há a opção de ligar para o Tribunal Superior Eleitoral (061) 221-3000, ou, em São Paulo, ir à biblioteca do TRE (r. Francisca Miquelina, 123, 10º andar, Bela Vista, das 12h às 18h).

Dúvidas sobre eleições? Mande sua carta para o Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP: 01202-900. E-mail: Folhateen@uol.com.br

Texto Anterior: Água do copo desaparece porque moléculas ficam no maior agito
Próximo Texto: Rage levanta sua bandeira para os russos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.