São Paulo, terça-feira, 10 de setembro de 1996![]() |
![]() |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Obras recomeçaram há onze dias
ROGÉRIO GENTILE
Paralisadas desde 1988, as obras recomeçaram no dia 29 de agosto, depois que foi assinado um contrato com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no valor de R$ 214,9 milhões. Antes disso, na primeira fase da obra (1988-1990) e no período em que o projeto ficou parado, o governo do Estado gastou R$ 210 milhões. O projeto prevê a construção de três estações (Pêssego, José Bonifácio e Guaianazes) e 6 quilômetros de linha até março de 1998. Quando estiver pronto, porém, o trecho será administrado pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Isso porque a obra não é exatamente uma continuação do metrô, mas uma interligação dele com o trem de subúrbio. O usuário que vier pelo metrô terá que fazer baldeação na estação Itaquera para pegar o trem que seguirá até a estação Guaianazes. Poderá, inclusive, ter que comprar um novo bilhete se não possuir a passagem tipo "integração". As linhas da CPTM Leste Tronco e do metrô Leste-Oeste correm paralelamente na zona leste. Com o novo projeto, na estação Itaquera haverá a interligação, seguindo como uma única linha até Guaianazes. O governo do Estado diz que a linha leste já está saturada e por isso não seria possível fazer a extensão pelo metrô. A linha do trem, contudo, estaria subutilizada. "A qualidade do metrô será mantida", afirmou o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico. Para isso, segundo ele, 46 trens serão reformados (11 já estariam em circulação) e 30 trens espanhóis serão comprados pelo governo do Estado, com financiamento de R$ 280 milhões do Banco de Fomento do Comércio Exterior da Espanha. As estações de trem, de acordo com o secretário, também serão reformadas. "O objetivo é dar duas opções ao usuário", disse o secretário. "A linha de trem será expressa, parando bem menos do que o metrô. Vamos eliminar cinco das sete estações que existem entre o centro da cidade e Itaquera." "Já a linha do metrô deverá ser usada pelos passageiros que precisam parar no meio do percurso", afirma o secretário. Texto Anterior: Presidente nega ação eleitoral Próximo Texto: Para Maluf, ato foi "ridículo" Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |