São Paulo, terça-feira, 10 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Força Sindical dá apoio explícito a Erundina em porta de fábricas

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Arquiinimiga da CUT, braço sindical do PT, parte da Força Sindical está nas portas das fábricas em campanha para a petista Luiza Erundina. O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, filiado à Força, também ajuda a candidata.
A primeira participação explícita da Força na campanha petista ocorreu na madrugada de ontem, em duas fábricas da região oeste de São Paulo. Erundina visitou as fábricas a convite de diretores do Sindicato dos Metalúrgicos.
"Trabalhador não come cimento", dizia Eduardo Freitas de Almeida, secretário-geral do sindicato, ao convocar os operários para ouvirem Erundina. O cimento era uma referência às obras de Maluf.
"Erundina tem vida limpa, tem vida de luta em defesa do trabalhador", afirmava Almeida, em cima de uma kombi -placa CDF-9456 -, com bandeiras do sindicato e da Força Sindical. O uso do patrimônio sindical em apoio a candidatos é proibido pela lei eleitoral.
Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, diz que a orientação é a de não usar carros da entidade em campanha eleitoral. "Mas o candidato chega e o carro de som está lá. Aí ele sobe e fala."
Filiado ao PTB, que indicou Campos Machado para prefeito, Paulinho diz que a maior parte dos diretores da Força e de seu sindicato se dividiu entre Erundina e José Serra. Ele apóia Machado, mas no segundo turno apoiará qualquer candidato antimalufista.
É a primeira vez na história da Força que diretores da entidade apóiam explicitamente um candidato do PT. "Mudamos nós e mudaram eles (a CUT)", diz Paulinho, que também é diretor da Força. "Hoje nos respeitamos mais. O muro também caiu entre nós."

Texto Anterior: Pastores da Igreja Universal em SP pedem voto para Serra em cultos
Próximo Texto: Droga ainda é tabu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.