São Paulo, terça-feira, 10 de setembro de 1996 |
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Prefeitura entrega corredor incompleto
DA REPORTAGEM LOCAL O prefeito Paulo Maluf apresentou ontem o novo Corredor Santo Amaro-Nove de Julho (regiões central e sul). A partir de hoje, ônibus comuns já estarão circulando pelo local e os passageiros utilizarão as novas plataformas.A obra completa, que inclui os terminais Bandeira e João Dias, prevista no projeto original, só estará concluída no final de outubro. Na reforma, iniciada em março deste ano, o governo municipal fez a fresagem e recapagem dos 14,5 km de extensão da via, readequou a sinalização, trocou as grades de proteção, construiu novas plataformas de embarque e alargou as pistas destinadas aos carros. A intenção da prefeitura é diminuir o número de veículos em circulação no corredor, com a introdução de ônibus articulados. Assim, a velocidade média na via tende a aumentar, reduzindo o tempo gasto nas viagens. As linhas que operam da periferia para a região central, e que hoje trafegam pelo corredor Santo Amaro-Nove de Julho, não utilizarão mais o corredor. Os ônibus deixarão os passageiros nos terminais e retornarão para as regiões distantes do centro da cidade, liberando o tráfego pelo corredor aos coletivos que fazem somente esse percurso. Nos terminais, o usuário poderá fazer a baldeação para outro ônibus sem pagar um novo bilhete. No caso desse corredor, os pontos de transferência de passageiros serão o João Dias (na zona sul, a ser entregue no próximo dia 20) e o Bandeira (na praça da Bandeira, região central, com inauguração prevista para o final de outubro). Hoje, apenas 40 ônibus articulados circulam pelo corredor, número que vai subir para 109 com a entrega dos dois terminais. A velocidade média antes da reforma era de 14 Km/h. A expectativa que aumente para 17Km/h, com esta primeira etapa concluída, e para 25Km/h, com os terminais em funcionamento. Prefeitura A assessoria de imprensa da prefeitura informou que seria "irreal" esperar a inauguração dos terminais para liberar o tráfego no corredor. Maluf afirma que o trânsito vai "melhorar brutalmente", quando a obra estiver completa. O custo da reforma do corredor de R$19,6 milhões, segundo a prefeitura. No cálculo já está incluído o revestimento de vidrotil (ladrilho de vidro reciclado) das estações de embarque no corredor. Para Maluf, um gasto necessário. "O vidrotil facilita a limpeza de pichações, que tomaram conta de São Paulo. Não posso colocar um guarda em cada estação para preservar a cidade limpa", disse. LEIA MAIS sobre a administração Maluf às págs. 1-6 e 1-7 Texto Anterior: Inauguração foi adiada 4 vezes Próximo Texto: Metrô vai pôr grades para cercar 2 estações Índice |
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