São Paulo, terça-feira, 10 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura entrega corredor incompleto

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf apresentou ontem o novo Corredor Santo Amaro-Nove de Julho (regiões central e sul). A partir de hoje, ônibus comuns já estarão circulando pelo local e os passageiros utilizarão as novas plataformas.
A obra completa, que inclui os terminais Bandeira e João Dias, prevista no projeto original, só estará concluída no final de outubro.
Na reforma, iniciada em março deste ano, o governo municipal fez a fresagem e recapagem dos 14,5 km de extensão da via, readequou a sinalização, trocou as grades de proteção, construiu novas plataformas de embarque e alargou as pistas destinadas aos carros.
A intenção da prefeitura é diminuir o número de veículos em circulação no corredor, com a introdução de ônibus articulados. Assim, a velocidade média na via tende a aumentar, reduzindo o tempo gasto nas viagens.
As linhas que operam da periferia para a região central, e que hoje trafegam pelo corredor Santo Amaro-Nove de Julho, não utilizarão mais o corredor.
Os ônibus deixarão os passageiros nos terminais e retornarão para as regiões distantes do centro da cidade, liberando o tráfego pelo corredor aos coletivos que fazem somente esse percurso.
Nos terminais, o usuário poderá fazer a baldeação para outro ônibus sem pagar um novo bilhete.
No caso desse corredor, os pontos de transferência de passageiros serão o João Dias (na zona sul, a ser entregue no próximo dia 20) e o Bandeira (na praça da Bandeira, região central, com inauguração prevista para o final de outubro).
Hoje, apenas 40 ônibus articulados circulam pelo corredor, número que vai subir para 109 com a entrega dos dois terminais.
A velocidade média antes da reforma era de 14 Km/h. A expectativa que aumente para 17Km/h, com esta primeira etapa concluída, e para 25Km/h, com os terminais em funcionamento.
Prefeitura
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que seria "irreal" esperar a inauguração dos terminais para liberar o tráfego no corredor.
Maluf afirma que o trânsito vai "melhorar brutalmente", quando a obra estiver completa.
O custo da reforma do corredor de R$19,6 milhões, segundo a prefeitura. No cálculo já está incluído o revestimento de vidrotil (ladrilho de vidro reciclado) das estações de embarque no corredor.
Para Maluf, um gasto necessário. "O vidrotil facilita a limpeza de pichações, que tomaram conta de São Paulo. Não posso colocar um guarda em cada estação para preservar a cidade limpa", disse.

LEIA MAIS sobre a administração Maluf às págs. 1-6 e 1-7

Texto Anterior: Inauguração foi adiada 4 vezes
Próximo Texto: Metrô vai pôr grades para cercar 2 estações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.