São Paulo, terça-feira, 10 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEC vai informatizar escolas

DA FOLHA SUDESTE

O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, 51, disse ontem em Campinas (99 km de SP) que o governo federal vai lançar até o final do mês um programa de informatização de escolas em todo o país.
Ele visitou escolas que estão adotando um programa desenvolvido pela prefeitura local por meio de parcerias, o Projeto Alpha.
O projeto foi implantado em agosto e prevê investimentos de R$ 12 milhões, sendo custeado por meio de parcerias com empresas, autarquias e fundações.
Laboratórios
Até agora, quatro escolas municipais já foram atendidas pelo programa. Em cada uma foi instalado um laboratório com 21 microcomputadores. Até o final do ano, a prefeitura pretende implantar o projeto em 36 escolas.
O projeto integra as redes de cada escola à Internet, por intermédio do endereço da prefeitura à rede mundial de informações.
Segundo Souza, a estimativa inicial do ministério é implantar, em uma primeira etapa, 100 mil computadores em escolas públicas brasileiras.
"Esse número ainda não é definitivo, porque nós tínhamos uma previsão inicial de 300 mil micros", afirmou. O valor a ser gasto no projeto não foi revelado.
Pesquisa
O ministério também deve divulgar até o final do mês uma pesquisa sobre a qualidade no ensino de primeiro e segundo grau nas escolas públicas e privadas do país.
Segundo Maria Helena Guimarães de Castro, 50, secretária de Avaliação e Informação Educacional do ministério, foram consultados 120 mil alunos em 4.000 escolas brasileiras.
Dados preliminares, segundo Maria Helena, indicam que a reprovação de alunos não traz resultados entre os estudantes.
Reforço
Segundo ela, o ministério deve recomendar aos conselhos estaduais de educação a adoção de medidas que evitem a repetência.
O modelo a ser adotado prevê melhorar o desempenho do aluno e evitar a sua reprovação.
Também foram ouvidos cerca de 7.000 professores de escolas públicas e particulares durante a pesquisa qualitativa do ministério.

Texto Anterior: Sr. assaltante parece que sou eu, eu mesmo
Próximo Texto: Escolas são processadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.