São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bagdá diz ter 'afugentado' aviões norte-americanos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Iraque disse ontem que suas unidades de defesa lançaram três mísseis contra aviões dos EUA que policiavam a zona de exclusão de vôos no sul do país. Os iraquianos disseram que o ataque forçou os aviões a fugir do seu espaço aéreo.
"Às 17h12 (10h12 em Brasília), nossas unidades de defesa atiraram três mísseis terra-ar contra três alvos hostis, causando a sua fuga", disse um porta-voz militar do Iraque. "Os aviões inimigos dos EUA violaram o espaço aéreo do Iraque usando suas bases na Turquia e na Arábia Saudita em um total de 88 saídas."
Logo após os ataques americanos no país, o presidente do Iraque, Saddam Hussein, disse que não respeitaria mais as zonas de exclusão de vôos.
Nessas áreas (em que os militares iraquianos estão proibidos de voar), os EUA e países aliados executam vôos de verificação.
Sobre os mísseis atirados pelo Iraque, Doug Kennett, porta-voz do Departamento da Defesa dos EUA, respondeu: "Não temos absolutamente nenhuma indicação disso". O país também disse que vai proteger os seus pilotos e que vai revidar se houver ataques.

Texto Anterior: Saddam frustrou CIA, diz jornal
Próximo Texto: Sally causa 114 mortes e fere milhares no sul da China
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.