São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saddam frustrou CIA, diz jornal

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Segundo o jornal "The Washington Post", dois planos preparados pela CIA (agência de inteligência dos EUA) para derrubar do poder o presidente do Iraque, Saddam Hussein, foram desmantelados por ele.
Agentes e colaboradores da CIA de nacionalidade iraquiana foram mortos na cidade de Arbil quando ela foi tomada por grupos curdos com o apoio do Exército do Iraque.
Por causa da invasão de Arbil, o presidente Bill Clinton atacou bases militares do Iraque na semana passada. Mas o "alto preço" que Clinton disse ter feito Saddam pagar talvez tenha sido baixo, se o "Post" estiver certo.
Um dos projetos da CIA era liderado por um grupo de oposição a Saddam sediado na Jordânia, o Acordo Nacional Iraquiano. O "Post" diz que pelo menos cem líderes da organização foram presos e mortos.
Outro plano da CIA tinha como base de sustentação o Congresso Nacional Iraquiano, sediado em Arbil.
Há cerca de 200 militantes desse grupo foragidos em território sob controle dos aliados de Saddam, e, segundo o "Post", o governo dos EUA não está disposto a salvá-los. Dezenas de outros foram mortos.
(CELS)

Texto Anterior: Iraque declara vitória e desafia EUA
Próximo Texto: Bagdá diz ter 'afugentado' aviões norte-americanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.