São Paulo, quinta-feira, 12 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família faz viagem virtual a Trindade

Ilha é a mais distante da costa brasileira

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A família Schürmann -que velejou dez anos ao redor do mundo- realiza em outubro uma experiência educativa na ilha de Trindade.
É a ilha mais distante da costa brasileira, 1.200 km a leste de Vitória (ES). De lá, os Schürmann mandarão imagens, textos e farão conferências para escolas, tudo via Internet -a rede mundial de computadores.
A experiência em Trindade será uma prova piloto para a grande viagem que a família fará a partir de outubro do ano que vem, seguindo a rota do navegador português Fernão de Magalhães (1480?-1521).
Ontem, o casal Vilfredo e Heloísa Schürmann relatou suas aventuras e projetos educativos no painel "Tecnologia e Educação... Navegar é Preciso".
O painel foi um dos eventos do seminário internacional Educando Sucesu SP 96, que termina amanhã no Anhembi (zona norte de São Paulo). Lá há também uma feira de produtos hi-tech para educação.
Segundo Vilfredo Schürmann, moram cerca de 40 pessoas na ilha de Trindade. É uma ilha lendária pelos seus tubarões e faz parte da história do país. Nessa viagem, acompanhará a família um biólogo da USP.
"Estudamos toda a história de Trindade e vamos poder abordar áreas como a cadeia alimentar dos peixes, as lendas e as correntes marítimas", diz Vilfredo.
"Este é um projeto gerador de atividades interdisciplinares nas escolas", afirma Jorge Froes, da Trend Tecnologia Educacional, a maior rede de informática educacional do país, que patrocina o projeto.
"Os professores poderão formular atividades com o material da viagem", diz Froes.
Diário de bordo
Todos que tiverem um computador ligado à Internet poderão acompanhar a viagem pela página dos Schürmann (http:// www.schurmann.com.br), no "diário de bordo", que será escrito todos os dias.
Na página já é possível obter informações sobre os projetos em que a família está envolvida.
Os dados da viagem serão transmitidos em tempo real pelo satélite Inmarsat C. Além de português, haverá versões em inglês e espanhol.
O Grupo -entidade de escolas privadas de São Paulo- também participa do projeto.

Texto Anterior: 'Sistema financeiro precisa ser controlado'
Próximo Texto: Acordo reduz penas do novo código
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.