São Paulo, quinta-feira, 12 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT e Globo rejeitam ética aos domingos

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Guilherme Stoliar, vice-presidente do SBT, não aceita aproximação com a Rede Globo para a realização de um "código de ética" para programação dominical das emissoras de TV.
"O problema da censura interna na Globo é da Globo. Já tenho um código interno de ética. Não preciso de outro, muito menos ditado pela Globo", diz Stoliar.
A possibilidade de um acordo entre as emissoras foi levantada por Carlos Manga, diretor de núcleo da Rede Globo e responsável pelo "Domingão do Faustão".
O diretor diz ter passado um pedido de sua equipe para que a cúpula da Globo conversasse com o SBT para tentar estabelecer mais "disciplina na programação".
"Passei o pedido para frente. Gostaria que houvesse um acordo para as emissoras maneirarem", afirma Manga.
A discussão veio à tona por causa da exibição de um quadro no "Domingão do Faustão" com o "Latininho" Rafael -um menino de 15 anos e 89 cm de altura, com deficiência de crescimento.
Além desse caso, no mesmo dia, a Rede Globo exibiu cenas da atriz Dercy Gonçalves mostrando os seios em "Sai de Baixo".
Os programas fizeram barulho dentro da Globo. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vice-presidente de Operações da Globo, passou um memorando interno na emissora chamando a atenção de Manga e de Daniel Filho, diretor de "Sai de Baixo".
"É claro que queremos programas de grande apelo popular, mas não abrimos mão de que nossos produtos sejam bem feitos, agradáveis e sem apelação de qualquer natureza", diz o documento.
Manga admite que errou. "A todos que se ofenderam, peço desculpas. O tiro saiu pela culatra." Procurado pela Folha, Daniel Filho não quis comentar o assunto.

LEIA MAIS sobre o caso "Latininho" à pág. 4-3

Texto Anterior: Carlos Manga se desculpa por atração do "Faustão"
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.