São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996 |
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'Fura-Fila' não tem projeto, diz prefeitura PATRICIA ZORZAN PATRICIA ZORZAN; LUIS HENRIQUE AMARAL; GEORGE ALONSO; XICO SÁ
"A versão final só deve estar pronta em três meses", diz Francisco Christovam, presidente da SPTrans (São Paulo Transporte, a empresa municipal que gerencia o sistema de transporte na cidade). Segundo Christovam, o "Fura-Fila" somará "o que tem bom no ônibus, que é o custo baixo e a tecnologia conhecida, com o que existe de bom no transporte sobre trilho, que é a faixa exclusiva de circulação, a alta velocidade e o controle automático". O técnico afirma que o "Fura-Fila" seria algo "híbrido" entre os projetos que existem hoje nas cidades de Essen, na Alemanha, e Miami, nos EUA. Em Essen, corre o "O-Bhan", um ônibus elétrico articulado que usa canaletas exclusivas. Em Miami, o sistema funciona sobre trilhos, em vias elevadas. Para Christovam, a discussão que surgiu sobre o "Fura-Fila" no horário eleitoral é "política". "Estamos convencidos de que o metrô é o transporte de massa, e o Fura-Fila é uma opção para o transporte de capacidade média." As críticas ao "Fura-Fila" veiculadas pela propaganda de Serra (PSDB) geraram uma troca de acusações com a campanha de Pitta. O PPB solicitou à Justiça Eleitoral direito de resposta no horário de TV de Serra, por considerar que houve propaganda enganosa sobre o "Fura-Fila". Segundo o prefeito Paulo Maluf, "quiseram ludibriar os brasileiros, colocando dois alemãezinhos de barba para falar de assunto que não conhecem". Maluf disse que o programa de Pitta desmascarou os alemães: "Um é professorzinho, e o outro é vereador do PV, que na Alemanha é um partido mais próximo do PSDB e do PT do que da verdade". Ontem, a campanha de Serra divulgou documentos defendendo os dois alemães. Segundo os documento, Wilfred Sauter e Wolfgang Weber são técnicos especializados. Negociação Empreiteiros e empresários da área financeira montaram uma operação para mostrar que o "Fura-Fila" será um bom negócio. Ligados ao prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PPB), os empresários pretendem explorar o serviço pelo sistema de concessão. A primeira reunião do grupo será realizada na quinta-feira. Segundo a Folha apurou, dois agentes financeiros, os bancos Bandeirantes e Fator, foram convidados a discutir o assunto. O Sinicon (Sindicato da Indústria da Construção Pesada), uma das maiores entidades de empreiteiros do país, vai representar os construtores na operação montada por aliados de Maluf. Capacidade A capacidade de transporte do "Fura-Fila" apresentado na propaganda de Pitta (PPB) é irreal. Segundo o estudo da prefeitura, o sistema poderia transportar 30 mil pessoas por hora. Para isso, considerando que sua capacidade é de 221 passageiros por hora, seriam necessários 136 veículos parando na estação por hora, ou um "Fura-Fila" a cada 26,5 segundos. Essa suposta capacidade do sistema é praticamente quatro vezes superior à do metrô de São Paulo, cujo tempo de espera entre um carro e outro é de 100 segundos. Os técnicos da prefeitura afirmam que essa capacidade pode ser alcançada nos horários de pico, pois seriam engatados até três veículos. O problema é que, para isso, o ponto do "Fura-Fila" teria que ter a extensão dos três carros juntos, ou 75 metros. Texto Anterior: Margem é de dois pontos Próximo Texto: Petista acusa Maluf de usar obras suas Índice |
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