São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
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'Fura-Fila' não tem projeto, diz prefeitura

PATRICIA ZORZAN
LUIS HENRIQUE AMARAL

PATRICIA ZORZAN; LUIS HENRIQUE AMARAL; GEORGE ALONSO; XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Os técnicos da Prefeitura de São Paulo que preparam o projeto do "Fura-Fila" afirmaram ontem que a versão que está sendo apresentada na propaganda do candidato Celso Pitta (PPB) não existe.
"A versão final só deve estar pronta em três meses", diz Francisco Christovam, presidente da SPTrans (São Paulo Transporte, a empresa municipal que gerencia o sistema de transporte na cidade).
Segundo Christovam, o "Fura-Fila" somará "o que tem bom no ônibus, que é o custo baixo e a tecnologia conhecida, com o que existe de bom no transporte sobre trilho, que é a faixa exclusiva de circulação, a alta velocidade e o controle automático".
O técnico afirma que o "Fura-Fila" seria algo "híbrido" entre os projetos que existem hoje nas cidades de Essen, na Alemanha, e Miami, nos EUA.
Em Essen, corre o "O-Bhan", um ônibus elétrico articulado que usa canaletas exclusivas. Em Miami, o sistema funciona sobre trilhos, em vias elevadas.
Para Christovam, a discussão que surgiu sobre o "Fura-Fila" no horário eleitoral é "política". "Estamos convencidos de que o metrô é o transporte de massa, e o Fura-Fila é uma opção para o transporte de capacidade média."
As críticas ao "Fura-Fila" veiculadas pela propaganda de Serra (PSDB) geraram uma troca de acusações com a campanha de Pitta.
O PPB solicitou à Justiça Eleitoral direito de resposta no horário de TV de Serra, por considerar que houve propaganda enganosa sobre o "Fura-Fila".
Segundo o prefeito Paulo Maluf, "quiseram ludibriar os brasileiros, colocando dois alemãezinhos de barba para falar de assunto que não conhecem".
Maluf disse que o programa de Pitta desmascarou os alemães: "Um é professorzinho, e o outro é vereador do PV, que na Alemanha é um partido mais próximo do PSDB e do PT do que da verdade".
Ontem, a campanha de Serra divulgou documentos defendendo os dois alemães. Segundo os documento, Wilfred Sauter e Wolfgang Weber são técnicos especializados.
Negociação
Empreiteiros e empresários da área financeira montaram uma operação para mostrar que o "Fura-Fila" será um bom negócio.
Ligados ao prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PPB), os empresários pretendem explorar o serviço pelo sistema de concessão.
A primeira reunião do grupo será realizada na quinta-feira.
Segundo a Folha apurou, dois agentes financeiros, os bancos Bandeirantes e Fator, foram convidados a discutir o assunto.
O Sinicon (Sindicato da Indústria da Construção Pesada), uma das maiores entidades de empreiteiros do país, vai representar os construtores na operação montada por aliados de Maluf.
Capacidade
A capacidade de transporte do "Fura-Fila" apresentado na propaganda de Pitta (PPB) é irreal.
Segundo o estudo da prefeitura, o sistema poderia transportar 30 mil pessoas por hora. Para isso, considerando que sua capacidade é de 221 passageiros por hora, seriam necessários 136 veículos parando na estação por hora, ou um "Fura-Fila" a cada 26,5 segundos.
Essa suposta capacidade do sistema é praticamente quatro vezes superior à do metrô de São Paulo, cujo tempo de espera entre um carro e outro é de 100 segundos.
Os técnicos da prefeitura afirmam que essa capacidade pode ser alcançada nos horários de pico, pois seriam engatados até três veículos. O problema é que, para isso, o ponto do "Fura-Fila" teria que ter a extensão dos três carros juntos, ou 75 metros.

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