São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rapaz dá soco em funcionária de embaixada em aeroporto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A funcionária da embaixada americana Janet Sue Parks, 29, levou um soco no rosto do brasileiro Luiz Otávio Pinto Gomide Ribeiro, 29, durante uma discussão no saguão de embarque do Aeroporto Internacional de Brasília.
A briga ocorreu na tarde de anteontem. A Polícia Militar teve de intervir para evitar que Ribeiro apanhasse de três marines (fuzileiros navais) que faziam a segurança da comitiva americana.
O grupo de americanos estava acompanhando o embarque do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Melvyn Levitsky.
Ribeiro disse à Folha que foi aos EUA com intenção de ficar quatro anos estudando, mas voltou após sete meses. Ele disse ter sido vítima de assédio e discriminação sexual por parte de mulheres.
"Toda vez que me interessava por alguém, era misteriosamente rejeitado", diz Ribeiro, que diz ter "orientação homossexual".
Segundo testemunhas ouvidas pela Folha, ao ver o grupo de americanos, Ribeiro, que é halterofilista, abordou Janet com um inglês irregular e já esmurrando.
Janet foi socorrida e levada ao posto de enfermagem do aeroporto e a um hospital particular.
Ribeiro disse que sua atitude era uma "retaliação" ao tratamento que recebeu nos EUA.
Ribeiro foi detido e levado à 10ª DP (Delegacia Policial).
Como o IML (Instituto Médico Legal) só identificou lesão leve em Janet, Ribeiro foi indiciado sob acusação de lesão corporal.
Ribeiro -que mora no Alto de Pinheiros (zona oeste de SP) teve de assinar um termo de compromisso assegurando presença no Juizado Especial Criminal, em Brasília, quando for intimado. Foi liberado em seguida.
Se condenado, Ribeiro vai cumprir pena restritiva de direitos (prestação de serviços comunitários) e estará sujeito a multa.
A Embaixada dos EUA divulgou nota oficial anunciando que não fará declarações sobre o caso. O Ministério de Relações Exteriores encaminhou à embaixada um comunicado lamentando o episódio.

Texto Anterior: Policial morre em ação de busca a garoto
Próximo Texto: Engenheiro é assassinado em caixa eletrônico em Londrina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.