São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denunciadas fraudes na venda de álcool

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo recebeu denúncias de que está ocorrendo fraude na venda de álcool para a Petrobrás.
Empresas nordestinas estariam adquirindo o produto no centro-sul e levando a mercadoria para o Nordeste para posterior venda à Petrobrás.
Essas empresas estariam lucrando 25% com a operação. Isso porque a estatal paga pelo álcool produzido no Nordeste 25% a mais que o da região centro-sul.
O subsídio é concedido porque o custo de produção no Nordeste é maior que o do centro-sul.
O secretário de Produtos de Base do ministério, Maurício de Assis, disse que o governo vai tentar descobrir as empresas fraudadoras.
"Acreditamos que a maior parte das fraudes está sendo praticada por pseudo-usineiros, empresas que não atuam no setor", afirmou.
O secretário não descarta, porém, que algumas das 70 usinas produtoras de álcool do Nordeste estejam participando da fraude. O ministério já decidiu tomar duas medidas, segundo ele.
"Vamos fazer uma checagem na capacidade de produção de álcool da região. Se a Petrobrás estiver comprando do Nordeste acima dessa capacidade, poderemos descobrir quem está por trás das fraudes", disse Assis.
O ministério ainda não sabe o prejuízo que a Petrobrás estaria tendo com as fraudes.

Texto Anterior: Alta dos juros não muda cenário, dizem analistas
Próximo Texto: Exportação fica livre do ICMS na segunda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.