São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxa em SP cai para 0,25%, apura Fipe

Para instituto, pode haver deflação

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os preços continuam caindo em setembro. A taxa de inflação dos paulistanos na primeira quadrissemana deste mês -últimos 30 dias em relação aos 30 imediatamente anteriores- recuou para 0,25%. Em agosto, a alta foi de 0,34%.
Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que mede a variação dos gastos das famílias com renda de até 20 salários mínimos no município de São Paulo.
Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor, diz que a tendência ainda será de queda até o final do mês, com a taxa ficando próxima a zero. "Pode até dar deflação", acrescentou.
Os principais responsáveis pelo queda da taxa foram as reduções de pressões nos setores de alimentos, habitação e transportes.
Esses três itens são os de maior peso na composição dos gastos diários dos paulistanos. Pela Fipe, de cada R$ 100 gastos em São Paulo, R$ 70,29 são nesses setores.
Os alimentos tiveram queda generalizada. A maior foi de industrializados (-1,47%). Açúcar e café foram os líderes da queda. Entre os semi-elaborados, a redução foi de 0,10%, enquanto hortifrutigranjeiros ficaram 1,68% mais baratos.
Heron prevê que os preços dos alimentos devem ter variação próxima a zero em setembro. Semi-elaborados e industrializados vão manter tendência de queda, enquanto os industrializados vão diminuir o ritmo de queda.

Texto Anterior: Alta dos juros não muda cenário, dizem analistas
Próximo Texto: Cesta básica custa menos em 9 capitais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.