São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oasis interrompe turnê americana

IGOR GIELOW
DE LONDRES

A banda britânica Oasis interrompeu e cancelou a turnê que fazia nos EUA, a terceira no ano para promover o álbum "(What's The Story) Morning Glory?".
A pergunta da noite de ontem no Reino Unido, para onde os irmãos Gallagher, líderes da banda, voltaram após brigar nos EUA era uma só: é o fim do mais badalado grupo pop do mundo no momento?
A confusão começou na noite de anteontem, após o fim de um show do grupo em Charlotte (Carolina do Norte).
Segundo testemunhas ouvidas por agências de notícias, os irmãos Liam e Noel discutiram aos gritos. Liam, o caçula, de 23 anos, teria voltado para o hotel chorando bastante e dizendo: "Não dá mais, não dá mais".
Noel, que é o guitarrista principal e responsável por todas as letras do grupo, voltou ontem à tarde para o Reino Unido.
No aeroporto de Heathrow, em Londres, disse que o grupo não tinha acabado, mas não deu detalhes sobre a briga.
Liam também voltou à Inglaterra e não deu declarações. Ambos deveriam ir para Manchester, segundo o irmão mais velho, Paul, 32.
O que diferencia essa de outras brigas da temperamental dupla de irmãos é a reação da gravadora, a Creation Records -além do fato de a banda nunca ter interrompido uma turnê da importância da atual, abandonando os 4 últimos dos 12 shows programados.
Segundo nota oficial, não é certo se o Oasis continua ou não. Johnny Hopkins, o porta-voz que fez o anúncio, disse não ser possível analisar o futuro da banda, apenas o da turnê -que acabou.
O Oasis é a mais bem-sucedida banda de rock da década. Seu primeiro álbum, "Definitely Maybe", foi lançado em 1994 e ainda está entre os 30 mais vendidos do Reino Unido. O segundo, "(What's the Story)...", vendeu mais de 8 milhões de cópias.
A atual turnê já havia começado mal. No dia 26 de agosto, Liam Gallagher deixou o avião com destino aos EUA alegando "problemas domésticos".
As versões variaram de exigências da noiva, a atriz Patsy Kensit, de arrumar um lugar para morar (ele acabara de vender sua casa em Londres) até infecção na garganta.
Dois dias depois, tendo o irmão Noel cantado em seu lugar nos EUA, se reintegrou à banda.
Na semana passada, durante a entrega do MTV Video Music Awards, Liam cuspiu cerveja na platéia durante apresentação ao vivo e foi alvo de críticas nos jornais norte-americanos.
A briga dos Gallagher deixa em suspense as gravações do terceiro disco. Noel afirmou que já teria 15 canções prontas e que o Oasis iria para estúdio no fim do ano.
"The Sun"
O jornal sensacionalista inglês "The Sun" afirmou ter a informação de que o Oasis anunciaria hoje a dissolução da banda.
Em reação à afirmação do jornal, representantes do grupo confirmaram que o Oasis divulga hoje um comunicado "importante" à imprensa.

Com agências internacionais

Texto Anterior: J.J. Benítez considera "mágica" sua obra
Próximo Texto: Culinária torna-se opção de carreira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.