São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição critica política de Clinton para a região

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O candidato da oposição à Presidência dos EUA, Bob Dole, tem evitado criticar a política do presidente Bill Clinton em relação ao Iraque, mas diversos de seus aliados têm atacado o presidente.
O general Colin Powell, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA na Guerra do Golfo, disse que seu país não deve tomar partido em disputas internas do Iraque, em referência ao apoio que Clinton deu a uma das facções que lutam pela liderança dos curdos.
James Baker, secretário de Estado no governo Bush (1989-1993), afirmou que as forças da coalizão formada para combater o Iraque em 1991 estão divididas devido à falta de liderança de Clinton.
O candidato à Vice-Presidência pelo Partido Republicano, Jack Kemp, acusou o presidente de ter sido fraco nos ataques da semana passada e de ter uma política vacilante em relação ao Iraque.
No Congresso, senadores e deputados também atacaram Clinton. Alguns disseram que ele está colocando em risco as vidas de militares sem consultar o Legislativo.
A liderança de oposição na Câmara está obstruindo a votação de moção de apoio às decisões de Clinton na semana passada.
(CELS)

Texto Anterior: Tensão no Iraque
Próximo Texto: FBI quer explodir 747 igual ao da TWA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.