São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FBI quer explodir 747 igual ao da TWA

Objetivo é simular uma bomba

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A polícia federal dos EUA (FBI) pretende explodir um Boeing 747 vazio para tentar determinar as causas da tragédia do vôo TWA 800, em que 230 pessoas morreram em 17 de julho.
A explosão seria provocada com um avião em terra. A experiência terá como objetivo ver se o efeito de uma bomba a ser colocada perto do tanque central de combustível do aparelho será similar aos observados no 747 da TWA.
A idéia foi discutida pelos principais investigadores da tragédia no hangar em Nova York em que o avião destruído é remontado. Cerca de 70% do 747 da TWA já foi recuperado do fundo do mar.
A Marinha dos EUA espera acabar a busca de restos do avião em duas ou três semanas, se as condições meteorológicas permitirem.
O FBI e as autoridades da aviação civil norte-americana ainda não eliminaram nenhuma das três possíveis causas para a explosão do vôo Nova York-Paris: problema mecânico, bomba ou míssil.
Vários especialistas, no entanto, têm descartado em análises as hipóteses de míssil e defeito.
(CELS)

Texto Anterior: Oposição critica política de Clinton para a região
Próximo Texto: Presos 224 no Chile durante protestos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.