São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proteína pode explicar falta de apetite no estresse

DA REPORTAGEM LOCAL

A descoberta de uma proteína cerebral pode ajudar a entender por que muitas pessoas perdem o apetite quando estão estressadas. O estudo é publicado hoje na revista científica "Science".
Pesquisadores da Instituto Salk em La Jolla (EUA) injetaram pequenas doses da proteína recém-descoberta -a urocortina- nos cérebros de um grupo de ratos que estava se alimentando normalmente e nos de ratos que estavam sem comer havia 24 horas. Os grupos passaram a comer menos.
Segundo os cientistas, a urocortina parece estar ligada à atividade de uma proteína chamada CRF (fator de liberação de corticotropina), a qual, por sua vez, está ligada a respostas fisiológicas ao estresse.
Quando a CRF é injetada dentro do sistema nervoso, o resultado é muito parecido a comportamentos observados numa pessoa com estresse, tais como o anoréxico -isto é, a perda do apetite.

Texto Anterior: Estudo liga depressão e suicídio à baixa de colesterol no sangue
Próximo Texto: FDA deve aprovar droga contra dor na próstata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.