São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passos no inverno

ANTONIO CARLOS DE FARIA

Rio de Janeiro - Moradores vizinhos aos morros do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho descrevem imagens de guerra urbana semelhantes às dos conflitos da ex-Iugoslávia.
Naquele canto da Europa, a guerra é o extravasamento de pressões históricas. Nos morros entre Copacabana e Ipanema, as batalhas entre traficantes são uma prova da falência do Estado.
Os grupos de traficantes não têm a aura de guerrilheiros insubordinados contra injustiças sociais. Eles não lutam contra a ordem, mas para galgar melhores espaços dentro dela. Cabe ao Estado conter esse ramo de negócios, no qual a concorrência selvagem não é metafórica.
Durante três noites da última semana, grupos rivais trocaram tiros disputando os pontos de venda de drogas nas duas favelas. Ninguém pôde dormir, tal o barulho da artilharia.
Mas o barulho não incomodou os governantes. A polícia só tomou providências efetivas no final do terceiro dia. Parece que a tática foi a de esperar que os traficantes esgotassem suas forças, deixando-os se matar e só então intervir.
O oposto da inércia da polícia é a violência indiscriminada da qual ela é capaz. A polícia não deve invadir e ocupar favelas, simplesmente deve estar lá, presente a qualquer momento, como se espera que faça em qualquer ponto da cidade.
*
Nem tudo é chuva e inverno na cidade de São Sebastião. Quem já teve que fazer a troca de placas do carro pôde sentir uma inesperada eficiência do Detran, que já foi o símbolo mais acabado da deterioração dos serviços públicos.
Em cerca de 30 minutos faz-se a vistoria, emissão de novos documentos e emplacamento, tudo sem pagamento de propinas, sem intermediação de despachantes.
É um passo, faltam muitos, mas é um passo.

Texto Anterior: R$ 300 milhões
Próximo Texto: Gol da República Federativa do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.