São Paulo, sábado, 14 de setembro de 1996
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Técnicos nunca foram a Essen

PATRICIA ZORZAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Os técnicos da prefeitura encarregados do projeto do "Fura-Fila", um dos pilares da campanha do candidato à sucessão municipal Celso Pitta (PPB), nunca estiveram nos locais onde o transporte já foi implantado nem entraram em contato com qualquer responsável por idéia semelhante.
"O contato com Essen foi feito pelo pessoal da campanha. Nós nunca viajamos", explicou Francisco Christovam, presidente da SPTrans (empresa municipal que gerencia o sistema de transporte em São Paulo).
Essen, na Alemanha, tem sido apresentada na propaganda do PPB como a cidade precursora do "Fura-Fila" -ou VLP (Veículo Leve sobre Pneus), como preferem os técnicos da prefeitura.
Christovam não soube dizer quem são os idealizadores do projeto nos países citados pelo programa de Pitta. Segundo ele, o material com informações sobre o veículo no exterior chegou por intermédio de outras pessoas.
"Sempre que alguém ia viajar e me perguntava o que eu queria, eu respondia: traz tudo o que você encontrar de transporte sobre trilhos e canaletas", declarou.
Responsabilidade
Apesar do bombardeio que a idéia vem sofrendo dos adversários de Pitta, Christovam afirma que o projeto pode ser executado.
"É viável e qualquer técnico sabe disso. Tenho um mínimo de responsabilidade sobre o assunto com que trabalho há 20 anos."
Em sua visão, falta tecnologia de transporte médio em São Paulo, e é justamente para solucionar esse problema que o "Fura-Fila" seria criado.
"Há um ponto em que não cabe mais carro, e nós já atingimos o grau de saturação do transporte por ônibus. Também não vamos disputar espaço com o metrô, que é um veículo de massa. O VLP é uma opção para o transporte de média capacidade."
Até agora, todo o plano da prefeitura sobre o "Fura-Fila" se resume a um caderno de cerca de 15 páginas. Em entrevista à Folha, Christovam disse que o projeto final só deve estar pronto em três meses.
A equipe ainda estuda uma série de possibilidades para o modelo, que poderia ser um "híbrido" do que já existe em Essen e Miami.
Em Essen, circula o "O-Bhan", um ônibus elétrico articulado que dispõe de canaletas exclusivas. Em Miami (EUA), o sistema funciona sobre trilhos e em vias elevadas.
Na descrição de Christovam, o VLP de Pitta seria o primeiro veículo do gênero biarticulado, elétrico e guiado por canaletas.
Exageros
O presidente da SPTrans admitiu que as imagens do VLP apresentadas no horário político do candidato pepebista vão um pouco além da realidade.
"Indiscutivelmente, ele (Duda Mendonça, responsável pela campanha do partido na mídia) exagerou um pouco", disse. "Mas, hoje, eu também faria um 'Fura-Fila' com aquele design."
Sua explicação para a polêmica criada em torno do projeto é a eleição. Para ele, José Serra (PSDB) demonstra "desespero" ao criticar a idéia em sua propaganda.
"Ouvi uma frase que ilustra o que está acontecendo: não temos mais uma eleição na cidade. Temos um plebiscito sobre o 'Fura-Fila'. O Pitta é a favor e os outros são contra."

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