São Paulo, sábado, 14 de setembro de 1996
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Radar dá 3% das multas de SP

DA AGÊNCIA FOLHA

A cidade tem três tipos de equipamentos capazes de medir o excesso de velocidade dos veículos -o radar convencional, o fotográfico e as lombadas eletrônicas.
Há 20 radares convencionais em São Paulo, localizados principalmente nas marginais e na av. dos Bandeirantes (zona sul). Esses radares emitem um sinal sonoro quando um veículo com excesso de velocidade passa por eles.
Um fiscal da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) precisa anotar as placas do veículo.
As três lombadas eletrônicas estão instaladas em Santana (zona norte), no Sapopemba (zona leste) e na entrada do túnel Sebastião Camargo (zona oeste).
São torres paralelas com sinais luminosos que indicam o limite de velocidade. Um sensor colocado no chão aciona uma máquina que fotografa as placas do veículo em alta velocidade.
O único radar fotográfico existente na cidade está na entrada do túnel Maria Maluf (zona sul) e funciona desde 94. Ele é capaz de fotografar os veículos que excedem o limite de 40 km/h, dispensando a necessidade de um fiscal.
Foi feita uma licitação para a instalação definitiva desse tipo de radar em 60 pontos da cidade. Por motivos jurídicos, o contrato com as empresas vencedoras da concorrência não foi levado adiante.

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