São Paulo, sábado, 14 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF 'importa' agentes para combater tráfico

Portos, estradas e aeroportos são prioridade

DA REPORTAGEM LOCAL

A PF (Polícia Federal) começou ontem uma operação para combater o tráfico de armas e de drogas em São Paulo. A superintendência paulista da PF recebeu reforço de 200 homens de outros Estados.
A operação batizada de "Ipiranga" prevê reforço do policiamento dos portos de São Sebastião e Santos e dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas) e a criação da delegacia da PF no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo).
Para cada uma dessas unidades a PF deve deslocar mais 20 homens -o órgão não divulga o efetivo da PF em São Paulo. As rodovias que dão acesso a São Paulo serão alvo de blitze dos agentes federais em busca de armas ilegais e drogas.
Até julho passado, a PF já havia apreendido 116,5 quilos de cocaína em Cumbica. Ao todo, os agentes federais encontraram 217,5 quilos no Estado. Isso representa pouco menos de 10% do total que foi apreendido nesse período no país (2,4 toneladas).
A operação da PF terá duração de 30 dias. Ela foi planejada pela superintendência paulista e pelo diretor-geral do órgão, o delegado Vicente Chelotti. Vários pontos de ação foram identificados e os policiais pediram mandados de busca e apreensão à Justiça.
Um helicóptero deverá ser usado para acompanhar equipes volantes dos federais. Nos aeroportos, os principais alvos serão as rotas que passam por Ponta Porã (MS), Corumbá (MS) e Santarém (PA).
Congonhas
O aeroporto de Congonhas (zona sul) passou a inspecionar desde ontem a bagagem de mão dos passageiros com aparelhos de raios X e detectores de metais.
O aeroporto é o primeiro de vôos domésticos (nacionais) do país a adotar essa medida de segurança. No total, houve um investimento de cerca de R$ 1 milhão.
Também ontem foi instalada no aeroporto uma delegacia da PF, que contará com 20 agentes e 4 cães farejadores.
Os aparelhos de raios X e os detectores de metais estão instalados em todas as salas de embarque do aeroporto. Durante os testes do equipamento nesta semana, foram detectadas cinco armas de fogo, uma espada e uma tesoura.

Texto Anterior: DNA ajuda em investigação de estupro
Próximo Texto: Reage São Paulo quer abraçar a Assembléia Legislativa amanhã às 11h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.