São Paulo, sábado, 14 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malan prevê taxa de um dígito

DA SUCURSAL DO RIO

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse ontem no Rio que no próximo ano a inflação no Brasil deverá atingir o patamar de um dígito, ou seja, será inferior a 10%.
"Estamos caminhando para a inflação de um dígito. No ano que vem, devemos ter uma inflação abaixo de 10%, o que só tivemos neste país nos anos de 47, 48 e 57", disse o ministro.
O IGP (Índice Geral de Preços) e o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), ambos da Fundação Getúlio Vargas, já mostram inflação abaixo de 10%. Para outros institutos de pesquisa, a inflação deverá cair abaixo de um dígito (no período de 12 meses) no segundo trimestre de 97.
Malan afirmou que o país ainda está procurando se adaptar a uma situação de inflação baixa.
"Nos acostumamos todos -empresas, governo, cidadãos, consumidores- com taxas de inflação altas, crônicas e crescentes, com a cultura da indexação, com a cultura inflacionária", afirmou o ministro.
Para Malan, "o jogo mudou". "É nesse processo de mudanças que estou apostando."
Malan participou, no Rio de Janeiro, de reunião do Conselho de Política Econômica da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Ele fez uma explanação sobre a política econômica do governo. Em seguida, foi questionado pelos conselheiros.

Texto Anterior: Inflação já é página virada, afirma FHC
Próximo Texto: Separação envolve acionista da Refripar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.