São Paulo, sábado, 14 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anjelin Preljocaj homenageia balé russo

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma visão renovada sobre obras que representam a vanguarda do início do século é o que promete mostrar a companhia francesa dirigida pelo coreógrafo Anjelin Preljocaj, que apresenta hoje e amanhã o espetáculo "Homenagem aos Ballets Russos", no Parque da Independência.
Embora autor de uma linguagem coreográfica própria, que o inscreve entre os mais importantes nomes da nova dança francesa, Preljocaj frequentemente realiza releituras de obras do passado.
É ele o autor da coreografia "Romeu e Julieta" que o Ballet da Ópera de Lyon apresentou no Brasil em 1993.
Transportada para um ambiente futurista, esta recriação de Preljocaj sobre a obra de Shakespeare também se inspirava no livro "1984", de George Orwell, para ressaltar o clima repressivo da história.
Renovação da ousadia
Já sua "Homenagem aos Ballets Russos" procura reviver as ousadias lançadas pelo grupo dirigido pelo empresário russo Serge Diaghilev, que agitou Paris nas primeiras décadas deste século.
"Os Ballets Russos foram a primeira companhia de dança moderna da história. Foi desafiador retrabalhar suas obras de forma também inovadora", diz Preljocaj.
Para prestar sua homenagem aos Ballets Russos, Preljocaj escolheu três obras simbólicas, lançadas pela companhia de Diaghilev. O coreógrafo vai apresentar "Parade", "Le Spectre de la Rose" e "Les Noces".
"Parade", coreografada por Leonid Massine em 1917, teve cenografia desenhada por Picasso.
Na versão de Preljocaj, o artista plástico japonês Aki Kuroda é o responsável pelos figurinos e pelos cenários.
"Le Spectre de la Rose" (O Espectro da Rosa), de Fokine, que estreou em 1911, estrelada por Nijinsky, e a coreografia "Les Noces", criada por Bronislava Nijinska, em 1923, são igualmente conduzidas para os tempos atuais por Preljocaj.
Influenciado pelo coreógrafo norte-americano Merce Cunningham, com quem estudou em Nova York, Preljocaj costuma explorar a rapidez em suas sequências de movimentos.
"Apesar do cuidado que tenho com a escritura coreográfica, não esqueço de associar a emoção à estruturação formal dos movimentos", afirma.

Espetáculo: Homenagem aos Ballets Russos, de Anjelin Preljocaj
Quando: hoje (14) e amanhã, às 21 horas
Onde: Parque da Independência, Museu do Ipiranga
Quanto: entrada franca (os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência)
Informações: 6160-1193

Texto Anterior: "Midnight Clowns" quer divertir os espectadores
Próximo Texto: Mercado Mundo Mix funciona somente neste fim-de-semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.