São Paulo, sábado, 14 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coalizão reúne etnias rivais

DO "THE INDEPENDENT", EM TUZLA

A única pergunta nas eleições na Bósnia tem sido: "Você é um deles ou um dos nossos?".
Há dezenas de partidos concorrendo, mas apenas três contam (pelo menos para os líderes de facções na Bósnia): o Partido da Ação Democrática (PAD, muçulmano), a Comunidade Democrática Croata e o Partido Democrático Sérvio.
Um cartaz impresso pelo PAD, que liderou o governo durante a guerra, diz tudo: "Os croatas sabem o que fazer, os sérvios sabem o que fazer. E você?".
Mas, no entanto, há cidadãos bósnios que pretendem votar na Lista Unificada, uma coalizão de cinco partidos de oposição.
O seu slogan é: "Conseguimos nos unir e vamos unir a Bósnia". A coalizão inclui dois partidos de esquerda, um de centro e dois de direita. E inclui sérvios, muçulmanos e croatas.
O seu símbolo é um despertador, com os ponteiros parados às 11h59. "Nós queremos mostrar às pessoas que é a última chance de votar para um futuro melhor", diz Muhamad Brkic, vice-presidente do Partido Social Democrático, membro da Lista Unificada.

Texto Anterior: Votação tem outro Karadzic
Próximo Texto: Conheça três casos de abuso dos direitos humanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.