São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 1996
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Agências multinacionais possuem 65% do mercado

Especialista diz acreditar que ainda há espaço para locais

CÉLIA GOUVÊIA DE FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Há 20 anos, as 15 maiores agências de publicidade detinham cerca de 30% do mercado internacional. Hoje, essa fatia é de 65%.
São dezenas os casos de grandes anunciantes que, com a globalização da economia, passaram a trabalhar com apenas uma ou duas agências nos países em que atuam.
Nesse contexto, há futuro para as agências que operam em apenas um país, mesmo que sejam de grande porte?
O consultor americano Frederic ("Sandy") Sulcer, 70, acha que sim e justifica sua opinião com a experiência de quem trabalhou 40 anos como publicitário e se aposentou, no ano passado, como vice-presidente da área de novos negócios da DDB Needham Worldwide, um dos maiores grupos de comunicação do mundo.
Sulcer tanto acredita nas possibilidades de expansão das agências de atuação local que foi convidado pela DPZ -uma das maiores agências brasileiras, com presença no Brasil e Argentina- a participar de um seminário fechado, que reuniu 50 funcionários da agência, para falar sobre como é possível entrar em novos negócios.
Ele acha que ainda é muito cedo para se falar em reversão de tendências, mas nota que começam a surgir exemplos de anunciantes que decidiram ir contra a moda de alinhamento de contas e estão trabalhando com diferentes agências em diferentes países.
Até recentemente grandes empresas só trabalhavam com agências que fizessem parte de um seleto "clube", que inclui as agências mais famosas do mundo, diz.
Uma das razões para essas mudanças é a constatação de que hoje as agências são muito semelhantes entre si, oferecendo serviços parecidos. Dois aspectos do trabalho dos publicitários seriam, no entanto, capazes de diferenciar uma agência de outras, fazendo com que ela ganhe novos clientes.
A agência que quer crescer deve conhecer profundamente o negócio de seus clientes. Depois, para mantê-los, é preciso que os publicitários demonstrem interesse em atendê-los.

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