São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 1996
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Quem precisa de treinamento?

MARCELO CHERTO

Uma pesquisa informal, feita com alguns franqueadores que são formadores de opinião no mercado brasileiro, mostrou que uma de suas principais preocupações continua sendo como treinar adequadamente os franqueados.
Bem a propósito, a Associação Internacional de Franchising divulgou, recentemente, um artigo do franqueador Hal Krause, que afirma que muitos empresários se dizem preocupados, mas pouco ou nada fazem a respeito, dando desculpas esfarrapadas do tipo "nossos gerentes e nossos franqueados não precisam de treinamento", "nossa empresa é pequena", "meus franqueados não têm tempo" ou "treinamento custa caro".
Krause sugere que o leitor imagine um time de futebol, cujo técnico dissesse: "Bem, como todos os nossos jogadores têm bastante experiência, este ano nós não vamos treinar".
Como é que você acha que um time desses se sairia no próximo campeonato? Ou, como é que se daria uma empresa de apenas dois funcionários, dos quais um não esteja realmente preparado para desempenhar suas funções de maneira eficaz?
Isso mostra que treinamento é importante para todo mundo, não importa o tamanho da empresa, nem a experiência de seus integrantes.
Pense, também, no que diz Krause: "Se você acha que o custo de treinamento é alto, compare-o com o custo da incompetência".
Quanto ao papo da falta de tempo, Krause tem uma frase ótima: "Como é que algumas pessoas nunca têm tempo para fazer as coisas direito, mas sempre arranjam tempo para refazer o que saiu errado?".
Krause fecha seu artigo dizendo que, ao longo dos próximos dez anos, os três principais fatores que podem separar os vencedores dos perdedores no mercado de franchising são: treinamento, treinamento e treinamento. Tudo mais virá em segundo plano. Alguém discorda?

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