São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro sobre Prestes Maia conta um século de urbanização

DA REPORTAGEM LOCAL

Autor destaca "perímetro de irradiação" e o sistema viário "Y"
Local Benedito Lima de Toledo, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, lançou ontem em São Paulo um livro que, a pretexto de comemorar o centenário de nascimento do prefeito Prestes Maia (1896-1965), conta a história da urbanização paulistana.
"Prestes Maia e as origens do Urbanismo em São Paulo (Empresa das Artes, R$ 150,00) reúne em suas páginas projetos desenvolvidos antes e depois das duas passagens de Prestes Maia pela prefeitura (1937-1945 e 1961-1965).
Na opinião do autor, que já escreveu 12 livros sobre São Paulo e despendeu neste quatro anos de pesquisas, os dois principais projetos de Prestes Maia são o "perímetro de irradiação" e o sistema viário "Y".
O "perímetro de irradiação" é uma região no centro da cidade de onde convergem as principais avenidas.
Já o sistema "Y" é a espinha vertebral que liga a cidade de norte a sul: começa no Anhangabaú e bifurca pelas avenidas 9 de Julho e 23 de Maio na altura da praça das Bandeiras.
"Hoje elas são avenidas modestas, mas, quando foram projetadas, eram enormes", disse Toledo.
Segundo o pesquisador, a urbanização de São Paulo viveu quatro importantes momentos: com os prefeitos João Theodoro (1872-1875), Antonio Prado Jr. (1899-1911), barão de Duprat (1911-1914) e Prestes Maia.
"Prestes Maia fez o que fez com recursos orçamentários, sem endividar a cidade. É uma lição", afirmou Toledo.

Texto Anterior: Prêmio homenageia busca de alternativas
Próximo Texto: Juiz pede fita da gravação do 'Domingão do Faustão'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.