São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC quer decisão racional para incentivo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso mandou um recado aos governadores nordestinos que cobram do governo federal a oferta de incentivos fiscais às montadoras que se instalarem na região.
FHC defendeu que os investimentos das fábricas de automóveis sejam orientados por decisões racionais e não para satisfazer interesses políticos.
"Minha obrigação como presidente da República é fazer com que a infra-estrutura de todo o Brasil seja do mesmo nível para que todos os Estados sejam competitivos e não pura e simplesmente, por decreto, tentar soluções que, eventualmente, não tenham base na realidade", afirmou.
E completou: "Em certos momentos, uma decisão econômica racional implica uma locação que não pode ser inventada por decreto. Depende de certos fatores".
Um projeto de medida provisória para garantir benefícios às fábricas que se estabelecerem no Centro-Oeste, Norte e Nordeste é estudado pela Câmara de Comércio Exterior do governo.
As declarações de FHC foram feitas ontem durante a solenidade de apresentação do protótipo do motor EA-111 a ser produzido na nova fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP) a partir de outubro.
O porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, disse que o presidente participou da apresentação do novo modelo da Volkswagen, "assim como participou no ano passado da apresentação de um novo tipo de carro, assim como ele visitou o parque gráfico de um jornal, ou como ele visitou o trabalho dos agentes comunitários".
O governador de São Paulo, Mário Covas, também participou da cerimônia. Ele brincou dizendo que esperava voltar ao Palácio do Planalto para a "inauguração de outras fábricas da Volkswagen" em seu Estado.
FHC respondeu a ironia em seu discurso. "Mário, fique tranquilo porque os rios correm para o mar", afirmou, provocando risos.

Texto Anterior: Antecipação é prática rara
Próximo Texto: Montadora tcheca vai produzir caminhões no Brasil, diz Havel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.