São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agência de shopping já abre à noite

MILTON GAMEZ

MILTON GAMEZ; LUIZ FRANCISCO
DA REPORTAGEM LOCAL

BB e Excel ampliam horário

LUIZ FRANCISCO
Sonho da maioria dos correntistas brasileiros, o horário bancário ampliado começa a ser adotado aos poucos no país, um mês e meio após a liberação do período de atendimento pelo Banco Central.
O Banco do Brasil e o Excel Econômico foram os primeiros a abrir agências ao público fora dos limites de atendimento existentes. O Bradesco e a Caixa Econômica Federal, segundo a Folha apurou, serão os próximos da lista.
O BB e o Excel Econômico implantaram, em shopping centers de Salvador, o horário especial de atendimento, das 10h às 22h durante a semana e das 10h às 21h aos sábados. O Excel Econômico pretende fazer o mesmo em outros shoppings de capitais brasileiras.
O Bradesco, por sua vez, prepara-se para a jornada estendida na futura "disneylândia tupiniquim". O banco fechou com o Playcenter um patrocínio para o megaparque de diversões "Great Adventure", empreendimento de R$ 170 milhões em Vinhedo (SP), com inauguração prevista para abril de 1998.
O Bradesco terá uma agência aberta durante o horário de funcionamento do parque, inclusive nos finais de semana.
Apoio popular
A ampliação do atendimento é aplaudida pela maioria da população: 61% dos 42 milhões de correntistas do país são favoráveis à abertura dos bancos das 9h às 17h, segundo pesquisa Datafolha feita no início de julho (antes da liberação dos horários pelo BC).
A abertura das agências fora do expediente tradicional (seis horas e meia nas capitais) deverá acirrar a concorrência entre as instituições, prevê Marco Aurélio Cunha, diretor de varejo do Excel Econômico. Segundo ele, há uma incompatibilidade entre o expediente normal dos bancos e as necessidades do público.
"Os bancos têm restringido o horário de atendimento e destinado áreas cada vez maiores para que os clientes façam suas operações em máquinas automáticas", diz Cunha.
Financiamento
Por enquanto, a estratégia de portas abertas do Excel Econômico será implantada em pontos de grande afluxo de pessoas, a começar pelos shopping centers. As outras agências do banco no país continuarão com o horário atual, conforme a região.
"Atender os clientes à noite nos shoppings faz sentido, pois eles estão lá e podem precisar de um financiamento para uma compra maior. Em outros pontos da cidade, pode não haver movimento suficiente. Se houver, estudaremos a ampliação do horário", diz Cunha.
O Bradesco, dono da segunda maior rede de agências do país, atrás do Banco do Brasil, não deve abrir muitas agências em horários mais amplos, já que está investindo o que pode em serviços de auto-atendimento.

Texto Anterior: ZF dará incentivo a turismo de compras
Próximo Texto: Correntistas baianos aprovam o novo horário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.