São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens artistas dialogam com o sublime

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Abra (Academia Brasileira de Arte) inicia hoje seu programa de mostras individuais simultâneas com uma mostra de três jovens expoentes das artes plásticas contemporâneas: Jonathan Gall, Maurício Ianês e Tahia Macluf.
Gall, 22, um dos selecionados pelo projeto "Antarctica Artes com a Folha", vai apresentar uma série de desenhos realizados com lápis de cor sobre papel.
O artista trabalha com folhas sobreexpostas, com o objetivo de deixar nas folhas posteriores a marca de seu gesto. Assim, o traço, se ganha cor na primeira página, ganha forma na segunda. "Existe um diálogo entre as marcas deixadas no papel", diz Gall.
Maurício Ianês e Tahia Macluf partem de uma iconografia religiosa para buscar a sublimação que a arte pode proporcionar.
Na série "Aaron" (impressões fotográficas sobre cambraia de algodão bordadas com paetês), Ianês usou o livro bíblico "Êxodo" para questionar a possibilidade de a linguagem representar algo que não se manifesta, que é sublime.
Como no caso de Aaron, que foi convocado por Deus para ser a voz de seu irmão Moisés, o escolhido para conduzir o povo hebreu ao Egito. "Os paetês servem para esconder ou obscurecer a obra, assim como Aaron, que usou metáforas e milagres para convencer as pessoas de algo que é sublime e não representável", disse.
Macluf, que pertence a uma família libanesa, tem formação católica. Em pinturas (acrílica sobre tela), objetos feitos em crochê com fios metálicos e pequenas esculturas em prata, ela reproduz relicários, coroas e cálices. "São lembranças de um ritual que se perdeu no cotidiano, mas que se mantém no fazer e no fruir da arte", diz.

Mostra: Programa Abra de Exposições
Artistas: Jonathan Gall, Maurício Ianês e Tahia Macluf
Onde: Abra Brooklin (av. Portugal, 191, tel. 011/240-4767)
Vernissage: hoje, às 20h Quando: até 30 de setembro

Texto Anterior: Panoramas da Imagem
Próximo Texto: Obra de Kieslowski abre ciclo polonês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.