São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV se liga na rede mundial

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Estava exposta na Comdex, na semana passada, para quem quisesse ver. Uma caixinha grafite com três lampadazinhas coloridas conectada a um televisor de 33 polegadas e controlada por um pequeno controle remoto.
A engenhoca é o WebTV, aparelho da Philips para acesso à Internet. A máquina é simples. Dentro tem processador Risc, decodificador para tratar e melhorar a imagem e modem de 33,6 Kbps para comunicação por telefone.
Para quem está acostumado a navegar na Internet pelo micro, o WebTV é um choque.
Algumas das funções do programa de navegação estão no software do aparelho, armazenado em memória Flash Eprom. Outras ficam no controle remoto de 14 botões.
Dois botões fazem a página rolar para cima e para baixo, um faz o retorno para a página anterior, outro volta para a página de partida, quatro se ocupam das direções do cursor e outro, do Enter/Go.
Os outros botões acionam sites favoritos, páginas visitadas, busca, menu e alternam TV e Web.
Para digitar um endereço ou mensagem, o usuário aperta Go, chama o teclado na tela e aciona o controle remoto na direção das letras que deseja. Um teclado de verdade, com comunicação por raios infravermelhos, deve ser oferecido como opcional.
Na tela, ficam os ícones Mail, Favorits, Explore e Search.
A conexão inicial é feita para a WebTV, nos EUA, que distribui a assinatura para um provedor de acesso mais próximo do cliente. A Philips prevê lançar o WebTV no mercado norte-americano no mês que vem por US$ 330.
Para o Natal, a coreana Samsung promete uma TV de 29 polegadas com acesso à Internet.
A InternetTV terá modem de 33,6 Kbps, programa de navegação e função que permitirá ao usuário ver TV ao mesmo tempo em que aciona serviços on line.
Também para o Natal, a Oracle deve lançar um NC (Network Computer), computador sem disco rígido, ainda em fase final de definição de protótipo.
Entre os protótipos está um NC para navegação pela Internet via TV a cabo, com teclado que se comunica com o televisor por raios infravermelhos.
Nos EUA, a Motorola anunciou que está preparando a infra-estrutura de acesso à Internet por cabo em pelo menos quatro cidades e já vendeu cerca de 500 mil cable modems para esses serviços.

Texto Anterior: Monitor não aceita exibir em tela cheia
Próximo Texto: NC Oracle sai de graça nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.