São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temer articula para ser o nome do PMDB à sucessão na Câmara

Líder quer marcar definição do partido em dia que o favoreça

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder do PMDB na Câmara, Michel Temer (SP), pretende marcar para outubro a reunião da bancada do partido para escolher o candidato à sucessão de Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA) na presidência da Câmara.
Temer está decidindo se o encontro será dia 15 ou dia 22. A reunião no mês que vem favorece sua candidatura. Além de Temer, há dois cotados para a disputa dentro do partido: Paes de Andrade (CE) e Luiz Carlos Santos (SP).
Paes de Andrade, presidente do partido, está disposto a levar sua candidatura ao plenário mesmo sem ser indicado. O ministro Luiz Carlos Santos (Assuntos Políticos), candidato ainda não declarado, é o preferido do governo.
O deputado João Natal (PMDB-GO) está recolhendo assinaturas para convocar a reunião. Segundo Temer, cerca de 80% dos deputados do partido assinaram.
Paes de Andrade não quer que o partido indique um candidato porque teme o veto ao seu nome e acredita que tem mais chances de se eleger disputando no plenário com os candidatos de outros partidos e do próprio PMDB.
A data da reunião é inconveniente para Santos, que deve deixar o cargo no Planalto apenas no próximo ano, na reforma ministerial.
Com a reunião agora, Temer tem grandes chances de ser o indicado. Ele afirmou que Santos apenas vai concorrer ao cargo se ele não se viabilizar como candidato.
O PFL se comprometeu a apoiar o nome do PMDB à sucessão na Câmara em acordo dos presidentes dos partidos. Mas os pefelistas dizem que só manterão o apoio se o PMDB tiver um único candidato.

Texto Anterior: Senador confirma autuações
Próximo Texto: Disputa interna no Congresso é obstáculo à emenda da reeleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.