São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
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Pode ter faltado manutenção

DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema de freio de um trem funciona com o acionamento de uma alavanca, que por sua vez coloca em funcionamento um dispositivo hidráulico ou mecânico.
Esse sistema faz com que as sapatas -peças metálicas que, ao receber a ação do freio, se comprimem contra os tambores das rodas- travem as rodas, através do atrito.
Segundo Vanderlei Bernardo, 38, professor da área de projeto e fabricação do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, uma das causas mais prováveis do acidente de ontem seria falta de manutenção do sistema de freios.
Segundo ele, no caso de um sistema hidráulico, pode ter havido vazamento de óleo. Outra possibilidade é que a válvula que aciona o sistema tenha emperrado.
Ele explica que todos os vagões do trem contribuem para a frenagem. O cabo que liga o sistema de freio dos vagões poderia ter se rompido. Nesse caso, os vagões teriam "empurrado" a locomotiva, fazendo com que o trem batesse.
Para Augusto Cesar Carneiro de Oliveira, 46, engenheiro do Centro de Tecnologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), há duas possibilidades: falha mecânica ou humana.
"O sistema de freio pode ter sido acionado e não ter respondido. Também há o problema da inércia. A pessoa pode ter freado, mas o trem continua em movimento durante um certo tempo e não teria dado tempo de evitar a batida."

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