São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metalúrgica reduz jornada

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

A metalúrgica Molins, de Mauá (Grande São Paulo), vai implantar, em 1º de outubro, a jornada de trabalho de 40 horas semanais para seus 340 trabalhadores.
A redução da jornada, que era de 44 horas, foi acertada entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT).
A instituição das 40 horas semanais sem redução salarial é a principal bandeira da CUT para reduzir o desemprego na indústria.
Em outubro, a central deverá lançar uma campanha para coletar 1 milhão de assinaturas e enviar projeto de lei ao Congresso pedindo a redução da jornada.
"Os trabalhadores conquistaram uma importante vitória. Sendo bem sucedida, a experiência da Molins vai contribuir para a redução da jornada em todo o país", disse João Martins Lima, vice-presidente por Mauá do sindicato.
A redução faz parte de um acordo fechado entre trabalhadores e empresa em janeiro, que previa a implementação das 40 horas em janeiro de 97.
Em julho, os metalúrgicos fizeram uma paralisação de um dia porque não queriam perder o direito a 30 minutos usados livremente para descanso e asseio.
"A empresa se comprometeu a antecipar a implantação das 40 horas, em troca da redução do intervalo para asseio e descanso para 15 minutos", afirmou Lima.
Para Fábio de Souza, gerente comercial da Molins, a redução da jornada é benéfica para trabalhadores e empresa.
"Espero que a eficiência aumente com o estímulo que vão ter."

Texto Anterior: Categorias descartam paralisação conjunta
Próximo Texto: CEF distribuirá 1 milhão de cartões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.