São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vencedor sérvio é o "sr. Não"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O sérvio Momcilo Krajisnik, 51, é conhecido no Ocidente como "sr. Não" por ter sempre rejeitado as propostas feitas a ele quando negociava pelos sérvios da Bósnia.
Tido como um "pilar" do movimento ultranacionalista sérvio, Krajisnik adquiriu a reputação de pragmático por saber sempre negociar de "sangue frio", diferentemente do principal líder sérvio-bósnio, Radovan Karadzic.
Nasceu em uma família de camponeses no dia 20 de novembro de 1944, em Zabrdje, perto de Sarajevo. É tido como um dos homens mais ricos da República Srpska.
Economista e amigo de Karadzic, o sérvio foi militante na juventude comunista da ex-Iugoslávia.
Converteu-se ao nacionalismo sérvio nos anos 80. Ficou vários meses preso por problemas com a Justiça referentes ao período em que era diretor de uma empresa.
Em 1990, foi eleito presidente do Parlamento da então república iugoslava da Bósnia-Herzegóvina.
Em outubro de 1991, abandonou o Parlamento e criou uma assembléia paralela em Pale. O local tornou-se mais tarde sede do governo dos sérvios da Bósnia.

Texto Anterior: Muçulmano foi preso político
Próximo Texto: Croata obteve apoio islâmico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.