São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comer chocolate faz bem ao coração

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Comer chocolate faz bem à saúde e ao coração, diz estudo que será publicado amanhã na revista médica britânica "The Lancet".
Cientistas da Universidade da Califórnia, em Davis (Estados Unidos), descobriram que o chocolate contem fenóis.
Essas substâncias também são encontradas no vinho. Os cientistas acreditam que tomar uma taça de vinho por dia pode prevenir doenças cardíacas.
Os fenóis são substâncias químicas antioxidantes, que evitam o "enferrujamento" do mau colesterol (chamado LDL). Quando esse tipo de colesterol "enferruja", transforma-se numa placa, que pode bloquear as artérias e levar ao desenvolvimento da aterosclerose.
"Um copo de chocolate quente contendo 7,3 g de cacau tem 146 mg de fenol e 41 g de chocolate em barra, 205 mg", disse Andrew Waterhouse, autor do estudo.
Cerca de um copo de vinho tinto (140 ml) contém 210 mg de fenol.
Na mesma revista, estudo feito por pesquisadores italianos da Universidade de Pádua parece ter confirmado a hipótese de que dietas à base de peixes fazem bem à saúde e ao coração.
Os cientistas verificaram que pessoas que viviam em vilarejos da Tanzânia (África) e que comiam basicamente esse tipo de alimento tinham menor pressão sanguínea e menores níveis de colesterol do que pessoas da mesma região que tinham dieta vegetariana.
O estudo acompanhou dois grupos de cerca de 1.200 pessoas.
Segundo Paolo Pauleto, autor do estudo, a descoberta confirma os resultados de um estudo feito na década de 80. O trabalho havia mostrado que esquimós da Groenlândia tinham menos doenças cardíacas, a despeito de uma dieta baseada em carnes e peixes.
"Depois de ajustar os dados quanto a idade, sexo e consumo de álcool, verificamos que só 2,8% dos que comiam peixe tinham pressão alta, enquanto 16,4% dos vegetarianos tinham o problema."

Texto Anterior: Líder curdo quer se afastar de Saddam
Próximo Texto: Estudo mostra influência de propagandas "invisíveis"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.